16/10/2015

Mostra Gastronômica 201

Estudos mostram que 30% da produção mundial de alimentos é desperdiçada em razão da falha no cultivo, na colheita, no transporte, no armazenamento e na comercialização. No Brasil, toneladas de alimentos que poderiam ser aproveitadas por famílias carentes são jogadas fora todos os dias. Isso dá ao Brasil o título de “país do desperdício”.
A falta de conhecimento da população sobre as propriedades nutricionais dos alimentos é um dos fatores que levam ao desperdício. Partes de alimentos e sobras podem ser reaproveitadas, tornando-se receitas novas e deliciosas.
Neste contexto, o professor de Geografia Rodrigo Fagundes montou grupos de até 4 alunos, que pesquisaram e escolheram um prato que reaproveitasse alimentos que seriam desperdiçados por eles ou pela sua família. Os pratos compuseram uma Mostra Gastronômica de Reaproveitamento de Alimentos, onde primeiramente houve a degustação e, depois, houve a apresentação com Multimídias da receita do prato, dicas de reaproveitamentos e propriedades nutricionais desses alimentos.

Parabéns aos alunos e às famílias da turma 201 pela ótima Mostra Gastronômica. Os saberes que construímos são inesquecíveis!

LOUREDO, Paula. Reaproveitamento dos alimentos. Disponível em: < educador.brasilescola.com >. Acesso em 15 Set. 2015. (Parágrafos extraídos quase na íntegra.