14/10/2015

La Salle Esteio participou da 24ª Femuci

Entre os dias 30 de setembro e 02 de outubro, no Salão de Festas da Igreja Imaculado Coração de Maria, em Esteio, os alunos Giulia Neves Colombo, Lucas Evaldt Vargas, Luiz Henrique Siepmann Nonemacher e Vinícius de Matos Valenti da turma 61, sob a orientação da Professora de Ciências Roberta da Cruz Piuco e as alunas Eduarda Kleemann de Ponte, Georgia Francielle Glass San Martin e Gianne Matos Pereira da turma 301, sob a orientação da Professora de Química Catiane Emerich e co-orientação da Professora de Biologia Roberta da Cruz Piuco, participaram da 24ª Femuci - Feira Municipal de Ciências e Ideias. Neste ano a feira teve como tema Jovem Cientista: a pesquisa do bem comum. O evento teve como objetivo estimular o interesse pela investigação desde a educação infantil até o ensino médio e ofertar aos alunos a oportunidade de integração com estudantes de outras instituições. A Femuci teve a parceria da Fundação Liberato Salzano e financiamento do CNPq/Capes.

O projeto do 6º ano abordou a importância de se falar da Antártica em um país tropical como o Brasil. Através do levantamento bibliográfico, obteve-se como resultado informações sobre a importância do Brasil na Antártica como um dos membros consultivos do Tratado da Antártica. Além disso a Antártica tem um papel essencial nos sistemas naturais globais, pois controla as circulações atmosféricas e oceânicas, a formação de água fria no fundo dos oceanos, influencia o clima e as condições de vida na Terra. O projeto da 3ª série do ensino médio abordou o tema psicopatia que é uma doença que tem como sintoma a falta de sensibilidade que o indivíduo tem sobre seus atos. Pessoas diagnosticadas com  psicopatia não podem ser tratadas com descaso, sendo necessária a compreensão no julgamento de seus atos.

A participação em feiras científicas promove a integração entre as instituições de ensino potencializando o aprendizado dos alunos, possibilitando a troca de informações, o desenvolvimento e a divulgação de projetos científicos.