04/09/2015

Cultura

O Brasil é realmente Independente?

O Brasil é realmente Independente?

O Brasil é realmente Independente?

No mês de setembro o Brasil comemora 193 anos de independência, fato que representa o processo que culminou na emancipação política do território brasileiro do Reino de Portugal, no início do Século XIX.

De acordo com a historiografia clássica do Brasil, no dia 7 de setembro, às margens do Riacho Ipiranga, onde atualmente é situada a cidade de São Paulo, o príncipe e regente do país, Dom Pedro de Alcântara Bragança (Dom Pedro I) teria bradado perante a sua comitiva o famoso “Grito do Ipiranga”, ao bradar “Independência ou Morte!”.

Depois de anos sendo explorado, o Brasil, finalmente, tornou-se “livre” de Portugal. Sem dúvida alguma, depois do dia 7 de Setembro de 1822, o nosso país se tornou soberano, porém, não totalmente independente, afinal, em um mundo globalizado, praticamente todas as nações dependem uma das outras para se desenvolver.

Cento e noventa e três anos depois do grito da independência: não, não somos nada independentes. Portanto o que caracteriza um país  justo, moderno, independente e que oferece boa qualidade de vida à população são: uma agropecuária moderna e autossustentável, estrutura industrial completa, desenvolvimento científico e tecnológico avançado, modernos e eficientes meios de transporte e comunicação, pequeno número de analfabetismo, boas condições de moradia, alimentação, habitação e saneamento básico, baixa taxa de mortalidade infantil, uma eficiente rede de saúde pública, com hospitais bem equipados e com profissionais totalmente treinados e com capacidade de ajudar os pacientes, leis sérias e realmente punitivas, polícia integrada e que possa combater a violência e, para finalizar uma elevada expectativa de vida.

Vale a pena pensar que Brasil independente queremos?

Fonte de pesquisa e créditos http://altosertao.com.br/colunistas/afonso-junior/2286-o-brasil-e-realmente-independente

< voltar