29/05/2015

1º Trimestre

Uma educação de qualidade, além de desenvolver no aluno as habilidades específicas previstas para cada nível, ano/série escolar, deve também proporcionar condições reais para ele se tornar um ser humano melhor, um cidadão cujos princípios sejam pautados em valores que promovam a paz,  a justiça e a verdade.

A educação é, por excelência, um processo que acontece através da interação entre professor e aluno. Dada a importância de tal protagonismo por parte de quem ensina e de quem aprende, pode-se concluir que não existe presença do outro e que, não poucas vezes, quem aprende também ensina e quem ensina também aprende. Todavia, o que realmente compete ao professor e o que diz respeito ao aluno para que o processo ensino/aprendizagem aconteça e o resultado seja uma educação de qualidade? Fica a reflexão.

Após 71 dias letivos de 2015, 1º trimestre, no Colégio La Salle Esteio, aconteceu: estudos diversificados, testes, trabalhos, debates, reflexões, temas de casa, redações, cálculos, informática, laboratório de ciências, vídeos, livros, apostilas ... Ufa, quanta coisa! Enfim, aprender e aprender, aprender a aprender. Durante esse tempo, qual foi o desempenho vivido e o que se espera para o futuro?

PARA OS ALUNOS: Vocês sabem por que estudamos? Qual o papel da educação hoje para vocês?

PARA AS FAMÍLIAS: Como estou acompanhado a vida escolar do meu filho/minha filha?

Sabe-se que a sala de aula atual apresenta oportunidades, mas também novos desafios. Professores, alunos, serviços e família, todos tem importância fundamental na formação da identidade estudantil. Muitos pensadores educacionais dizem que a escola é uma grande família. Portanto, é nesta família que se constitui o sujeito, se adquire autoconfiança para enfrentar os desafios inerentes à vida. Necessitamos resgatar e fortificar cada vez mais o respeito, a ética, o comprometimento, a RESPONSABILIDADE. Espera-se que o aluno contribua e colabore de forma responsável com o professor, mas que ele vá além e torne-se protagonista de sua trajetória estudantil. A família (no âmbito LAR) tem fundamental importância para este processo. Porque utilizei (SSE) no quadro acima o tema central – A HORA DA VERDADE: SALA DE AULA? É lá que tudo acontece. É colocado à prova, o papel do professor,  do aluno, dos serviços, das famílias, e se questiona o que se aprende na escola. Educação de qualidade é aquele que todos, estão sempre preparados para escutar, discernir e escolher o que é bom, belo e verdadeiro, dentro e fora da sala de aula.

Parabéns à todos nós: alunos, famílias, professores, serviços! Excelente 2º trimestre!

INFORMAÇÕES:

02 (3ª feira)

Conselho de Classe

Turno da manhã: T: 61, 62, 71, 72 e 90 do EF.

Turno da tarde T: 31, 32, 33, 41, 42, 51 e 52 do EF.

Neste dia os alunos das turmas citadas não têm aula.

Obs:  NESTE DIA AS DEMAIS TURMAS TEM AULA NORMAL.

03 (4ª feira)

Conselho de Classe

Turno da manhã: T: 81e 82 do EF e T: 101, 201 e 301 do EM.

Turno da tarde: EF – T: 11, 12, 13, 21, 22 e 23.

Neste dia os alunos das turmas citadas não têm aula.

Obs:  NESTE DIA AS DEMAIS TURMAS TEM AULA NORMAL.

04 (5ª feira)

Feriado Corpus Christi

05 (6ª feira)

Feriado Ponte

Compensação do dia letivo 09/05 – Dia da Família, conforme cláusula 39, da Convenção Coletiva de Trabalho.

13 (sábado)

Entrega de Boletins – 1º trimestre

EF: 6º, 7º, 8º e 9º ano e Ensino Médio.

Horário: das 8h às 9h30min.

Entrega de Boletins – 1º trimestre

1º ao 5º ano do EF.

Horário: das 10h às 12h.

27 (sábado)

Festa Junina - Sábado Letivo

Compensação dos dias de férias antecipadas: 06, 07 e 08 de janeiro de 2016, conforme cláusula 39, da Convenção Coletiva de Trabalho.

Todos os professores (manhã e tarde) devem participar.

TURNO DA MANHÃ: Aproveito para informar aos pais que a partir de 2ª feira, 01 de junho, o professor Fábio Bueno Lopes Neto assume o componente curricular de geografia nas turmas 61, 62, 71, 72 e 90, em substituição ao professor Alexandre Fraga, que pediu desligamento do colégio. Agradecemos o trabalho do professor e desejamos muitas realizações em sua nova função como educador de inclusão.

TURNO DA TARDE: No próximo dia 08/06, a professora Ariane retorna de sua Licença Maternidade. Agradecemos de coração ao profissionalismo da professora Carla Viviane que durante estes meses conduziu com maestria o processo de alfabetização da turma 12, 1º ano do Ensino Fundamental I.

TODOS: No próximo dia 10/06/15, das 10h30min às 18h, será realizada a última etapa da vacinação da Gripe. O valor é de R$ 47,00 a ser pago no dia da vacina. A campanha é extensiva aos alunos, familiares e amigos. Lembro que crianças com menos de 12 anos de idade, deverão vir acompanhados por um adulto. Ainda temos 100 doses disponíveis.

E a GINCANA LA SALLE 2015, já começou. Com o Tema: La Salle e Serviço: Gentileza Gera Gentileza, queremos envolver toda a comunidade educativa do Colégio La Salle Esteio.

Com os objetivos de Vivenciar momentos de fraternidade, solidariedade, criatividade, respeito, organização e muita animação e promover a interação, a socialização, a convivência fraterna, a diversão e o espírito esportivo entre os participantes da Gincana conclamamos nossas FAMÍLIA LASSALISTA  A PARTICIPAR.

Que viva Jesus em nosso corações. Para sempre!

Atenciosamente,

Rosângela de Mello Maciel – Supervisão Educativa.