24/04/2013

Painel: Maioridade Penal Você é a favor ou contra?

O Colégio La Salle Esteio vivenciou na manhã do dia 23 de abril, uma experiência única de reflexão.
Com o tema da Semana da Cidadania: Vidas pela vida, os alunos das 8ª séries do EF e os alunos do Ensino Médio, ampliaram suas percepções sobre Maioridade Penal.
Ficamos honrados e agradecidos com a presença, explanações e questões do cotidiano apresentadas pelos painelistas convidados: a Promotora da Infância e da Juventude - Senhora Dinamarcia Maciel de Oliveira, o Delegado de Polícia – Esteio Senhor Leonel Pires e os Conselheiros Tutelares de Esteio, Marcio Schmitz e Magali Terezinha Martins.
Decidir sobre se você é a favor ou contra a maioridade aos 16 anos, não é simples. Reduzir a maioridade penal é tratar o efeito, não a causa. É encarcerar mais cedo a população jovem, apostando que ela não tem outro destino ou possibilidades. O pensamento central deve estar em reforçar políticas educacionais eficazes e atenção aos jovens.
As decisões da sociedade serão sempre pautadas nas vivências do contexto em que se encontram. É urgente garantir um tempo de social para nossas crianças e jovens. O debate sobre a redução da maioridade penal é um recorte dos problemas sociais brasileiros que reduz e simplifica a questão.
Uma semente de reflexão foi lançada. A continuidade e a responsabilidade diária de nossas ações educacionais são a grande meta.