06/05/2014

1ª Caminhada pela Saúde

Em prol de uma melhor qualidade de vida, o Colégio La Salle Esteio realiza a 1ª caminhada pela saúde. Aconteceu, sábado, 26/04/14, às 9 horas, a 1ª caminhada pela saúde do Colégio La Salle Esteio, com a participação da Comunidade Escolar e Famílias Lassalistas. Segundo São João Batista de La Salle, nosso mestre e fundador, “ o exemplo causa impressão muito maior que as palavras no coração e na mente das crianças. É preciso que vossos exemplos instruam vossos alunos muito mais que as palavras”. Com base nesses ensinamentos essa Comunidade Escolar comemorou neste ano de 2014, 62 anos de uma marca educativa forte na cidade de Esteio, e entre os festejos está a 1ª caminhada pela saúde. Ações importantes já se iniciaram em 2013, como o projeto “Horta na Escola” na Educação Infantil. E na sequência, estão sendo desenvolvidos projetos com ações de educação alimentar e nutricional, e a adoção de práticas criativas de incentivo ao consumo de alimentos mais saudáveis devem ser realizados no âmbito escolar, orientando e incentivando sua comunidade quanto aos aspectos relacionados à promoção da saúde e prevenção de doenças. Vida e saúde com qualidade, na cantina escolar, também fazem parte das ações educativas para uma vida saudável.  Rever o cardápio e os produtos oferecidos aos alunos foi um passo importante que contribui para uma qualidade de vida melhor. Acredita-se que essas ações podem contribuir para uma vida mais saudável e para a prevenção das doenças veiculadas por alimentos, das doenças crônicas e não transmissíveis ( obesidade, hipertensão, diabetes mellitus tipo 2, doenças cardiovasculares, câncer) e para o controle das carências nutricionais, como anemia por deficiência de ferro, a deficiência de vitamina A e os distúrbios por deficiência de iodo (bócio).