01/08/2022

Projeto: Museu Militar- explorando a História

O Museu Militar de o Comando Militar do Sul é uma fonte histórica riquíssima para entender as relações de poder entre os povos, bem como suas relações estratégicas, os conflitos, os armamentos, uniformes, os equipamentos e as viaturas que eram utilizados naquela época.

Na saída de campo realizada pelos professores Fabiane Meirelles (geografia) e Lorran Pizzato (história), no dia 13 de julho os alunos da 2º série do Ensino Médio do Colégio Lasalle esteio puderam conhecer de perto um pouco da História do local, no qual, foi criado em 24 de maio de 1999 com a intenção de recolher, preservar, conservar e expor objetos referentes à história do Exército Brasileiro, mais precisamente a do Comando Militar do Sul que compreende os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Museu possui 2.800 metros quadrados e está situado no corredor cultural de Porto Alegre, Rua dos Andradas, 630 – Centro Histórico, em frente à igreja Nossa Senhora das Dores. O prédio é considerado de interesse de preservação pela prefeitura municipal de Porto Alegre.

Os alunos tiveram a oportunidade de ver de perto um acervo de grande valor histórico, apresentado através de salas para exposições temáticas temporárias que abordam a História do Exército Brasileiro, formado por carros de combate, viaturas, canhões, uniformes, equipamentos, condecorações e honrarias, fotografias e documentos. O acervo é composto de 4000 peças divididas em uniformes, fotografias, medalhas, armas leves e pesadas, viaturas hipomóveis e motorizadas. São peças que remontam do período colonial aos dias atuais.

Neste sentido foi de grande importância a visitação ao Museu Militar, pois os alunos puderam transferir-se para uma época distante da atual, o que o auxiliou a compreensão dos aspectos sociais e econômicos vigentes naquele momento, as expectativas e interesses relacionados a tal época histórica, bem como suas estratégias geopolíticas além de reconhecer a importância deste contexto histórico para o Estado do Rio Grande do Sul.

Atividade será realizada com o 2ºano do ensino médio, com a turma 201 do Colégio La-Salle/Esteio, turno da manhã.