19/05/2022

Caça ao tesouro! Para aprender Geografia.

O uso e interpretação de diferentes linguagens favorecem para a consolidação do aprendizado, bem como ampliação dos saberes e práticas educativas. Sendo a localização espacial e a relação teoria-prática eixos fundamentais na Geografia; como é possível compreender de forma dinâmica e lúdica a relação entre cartografia e atualidades? Por isso, desenvolveu-se uma atividade com os alunos em que precisavam desvendar vários enigmas, utilizando seus conhecimentos sobre as coordenadas geográficas, para encontrarem o tesouro perdido.

Essa prática, foi aplicada no terceiro ano do Ensino Médio, no Colégio Lasalle Esteio no turno da manhã, junto com a Professora Fabiane Meirelles mas, pode ser adaptada a diferentes realidades, simplificando-a mais ou tornando-a mais complexa, explorando mais o imaginário do aluno ou tornando-a mais objetiva. Tudo vai depender dos conhecimentos dos alunos e em que ano de escolaridade eles se encontram. Num primeiro momento foram revisadas, por meio de situações problemas, algumas noções espaciais- Orientação e Localização no espaço, Coordenadas geográficas e também foi inserido nessa prática o uso de tecnologias- Google Maps.

Os alunos adoraram a atividade e teve até a professora vestida de pirata!!!

Conteúdo vivenciado, é conteúdo jamais esquecido!!!!