23/09/2021

Memes de geopolítica do Terceirão!

Nos dias de hoje, com o avanço da tecnologia e as redes sociais cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, principalmente dos jovens, é impossível não dialogar com as novas linguagens dentro da sala de aula.

Já existem diversos estudos, sobre a utilização de memes e linguagem das redes sociais como ferramentas facilitadoras dos conteúdos nas escolas, sendo, inclusive, utilizados por grandes vestibulares, como o Enem. O termo meme tem origem grega e significa imitação, é aplicado no mundo virtual a qualquer conteúdo (imagem, frase, informação, vídeo, ideia, trecho de música ou poesia, etc.), que se torne rapidamente popular entre os usuários da internet – “viralização”. Logo, o meme é um recurso de comunicação com capacidade de se propagar entre as pessoas utilizando o humor como canal de movimento.

Nesse sentido ao longo do segundo trimestre desde ano, os alunos da 301 do Colégio Lasalle Esteio construíram e discutiram a utilização dos “memes” no ensino da geopolítica na Geografia Escolar, enfatizando principalmente o papel dessa linguagem na aplicação dos conhecimentos geográficos referentes a geopolítica. A partir desse objetivo foi constituída uma proposta de ensino através dos “memes” que possibilita introduzir o cotidiano dos alunos, e de forma que possam obter uma visão geográfica mais ampla de seus principais elementos característicos, aplicando essa discussão a questões atuais neste cenário.

Confira alguns memes clicando AQUI.