26/08/2019

Relevo do RS e sua Representação em Maquete

A ciência geográfica, ao longo de sua história, vem passando por diferentes momentos que caracterizaram as principais Escolas Geográficas, suas filosofias e seus métodos de análise do espaço. A evolução do conhecimento e a introdução de novas tecnologias condicionaram, também, a adoção de novos métodos de ensino-aprendizagem em relação aos objetos de estudo. Em meio a essas transformações, encontra-se a cartografia, na qual novas tecnologias são empregadas visando, sobretudo, a auxiliar os alunos a melhor compreender a disciplina de Geografia.

Nesse sentido durante as aulas de Geografia da Professora Fabiane Meirelles, os alunos da turmas 101 e 102, da 1ª série do Ensino Médio do Colégio La Salle Esteio, confeccionaram uma maquete, em grupo, do relevo do Rio Grande do Sul a partir dos seus compartimentos geomorfológicos. Na construção da maquete os alunos puderam compreender o relevo do Rio Grande do Sul, bem como sua superfície terrestre, na qual apresenta elevações, ondulações e depressões de diferentes formas e altitudes. Com este trabalho os estudantes puderam compreender, também, o que é topografia e curvas de nível, além de estimular a criatividade e aguçar o saber dos educandos.

Galeria de FotosCLIQUE AQUI

Professora Fabiane Meirelles.