20/03/2019

Alunos na Olimpíada Brasileira de Cartografia 2019

Em maio deste ano, o Colégio La Salle Esteio participará, pela primeira vez, da Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC), com uma Equipe composta por 04 de nossos alunos: Yan Klettner (Turma 101); Isadora Ribeiro (Turma 92); Pedro Schefer Boscato (Turma 201) e Fernanda Soares Mariani (Turma 101), orientados pela Professora de Geografia, Fabiane Meirelles.

A Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC) envolve as ciências da informação geoespacial e está em sua terceira edição. A OBRAC é um evento bianual e tem participação de todos os estados brasileiros. Um dos aspectos inovadores da metodologia adotada é o trabalho em grupo, que tem promovido uma rica relação entre os componentes das equipes e, nas escolas, tem favorecido a cooperatividade nas provas.

O objetivo principal da OBRAC é divulgar a Ciência Cartográfica, fundamental e estratégica para o país, e despertar nos estudantes a curiosidade e o interesse pela Cartografia com foco no conhecimento espacial para cidadania, através de atividades desafiantes que estimulam o aprendizado e o pensamento espacial.

A III Edição da OBRAC tem um enfoque na questão dos refugiados, mas serão também abordados os demais aspectos relativos aos elementos e propriedades cartográficas. O tema sobre refugiados foi considerado de extrema relevância para trazer em algumas atividades, o que poderá contribuir para a compreensão deste fenômeno mundial, que afeta de forma tão contundente a vida de muitas pessoas, vítimas de guerras, desastres ambientais e outras situações que as obrigam a um deslocamento forçado.

Cartaz de Divulgação - CLIQUE AQUI

Boa sorte a todos! Equipe Diretiva.