07/03/2019

Aniversário de 67 anos do Colégio La Salle Esteio

No dia 06 de março, quarta-feira, alunos (as), professores (as) e colaboradores (as) e a comunidade educativa, celebraram os 67 anos do La Salle Esteio, comemorado no dia 04 de março.

Para dar início as comemorações desse dia, a Pastoral organizou uma celebração no momento de oração no turno da manhã, às 7h30min e no turno da tarde, às 17h15min. Durante essa atividade, foram apontados alguns elementos que fazem parte como um todo da história da Instituição, sendo eles:

São João Batista de La Salle: São João Batista de La Salle foi sacerdote e educador francês do século XVII. Nasceu em Reims no dia 30 de abril de 1651. Na mesma cidade, criou a Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, também conhecidos por Irmãos Lassalistas. La Salle contribuiu para o surgimento da "civilização escolarizada", defendendo a obrigatoriedade do ensino também para a classe popular, possibilitando o acesso gratuito universal e cooperando para a melhoria da educação.

Vela: Jesus disse “vós sois o sal da terra e a luz do mundo”. O sal tem a função de manter o sabor do alimento e a luz de iluminar as trevas. Através dessa frase, Jesus convoca para que cada pessoa seja luz para a humanidade, através do exemplo de vida. A educação lassalista é embasada na espiritualidade cristã, ou seja, nós, lassalistas (professores, funcionários, estudantes e Irmãos) carregamos a responsabilidade de sermos sal e luz na vida das pessoas.

Bandeira de Esteio: carregamos a bandeira do município para destacar a presença lassalista nesta cidade. Há 67 anos, Esteio acolheu os Irmãos Lassalistas e sua proposta educativa. Desde então, o Colégio La Salle Esteio continua fiel ao seu principal objetivo, que é auxiliar os estudantes a construírem o seu projeto de vida e se desenvolverem integralmente.

Estrela: a estrela serve para simbolizar a presença lassalista não somente na cidade de Esteio, mas no mundo todo. As cinco pontas, uma diferente da outra, simboliza a extensão da obra deixada por São João Batista de La Salle e continuada pelos Irmãos e leigos.

Uniforme Escolar: o uniforme representa a nossa identidade, o nosso sentimento de pertença no Instituto. E o uniforme identifica as pessoas que são a parte essencial da existência da missão lassalista: os estudantes. A obra de La Salle ainda existe, mesmo que tenha passado 300 anos de sua morte, por consequência de toda dedicação dos Irmãos e colaboradores e também pela adesão, fidelização e identificação dos estudantes com o carisma lassalista. Toda a obra lassalista, assim como o Colégio La Salle Esteio, existe por e para vocês.

Todos os educandos, em sala de aula, receberam um bombom como um mimo em celeberação a essa data tão importante para a Instituição e foram convidados a participarem das atividades que ocorreram nos intervalos.

Os estudantes do Grupo de Jovens da Pastoral ficaram responsáveis pelos momentos de intervalos dos turnos manhã e tarde. Durante a manhã, ao som de muita música, os alunos da turma 301 fizeram uma rádio em homenagem ao aniversário do Colégio, entregaram brindes, realizaram brincadeiras e distribuíram abraços grátis. No recreio do turno da tarde, com muita música, também, os estudantes aproveitaram as brincadeiras do Recreio Feliz e puderam fazer algumas pinturas.

Galeria de Fotos – CLIQUE AQUI

Setor de Comunicação e Marketing.