10/07/2018

Exercitando a Cartografia - 6º ano

A Cartografia e a Geografia sempre estiveram presentes desde as descobertas e utilização pelo homem da pré-história, aos dias atuais. Ambas têm como base a análise do espaço geográfico, embora uma priorize a análise da produção e organização deste espaço e a outra a sua representação.

Nesse sentido, durante as aulas de Cartografia, na disciplina de Geografia, os alunos das turmas 61, 62 e 63 do Ensino Fundamental II do Colégio La Salle Esteio, fizeram uma prática utilizando a técnica da curva de nível. Com essa atividade os estudantes puderam compreender que uma curva de nível refere-se a curvas altimétricas ou linhas isoípsas (ligam pontos de mesma altitude), essa é a mais eficiente maneira de representar as irregularidades da superfície terrestre (relevo).

A partir da visualização de uma curva de nível é possível identificar se o relevo de uma determinada área é acidentado, plano, montanhoso, íngreme e etc. Diante dessa afirmação, percebe-se que as configurações das linhas são determinadas pelas características do relevo da área mapeada.

Exemplo de curva de nível. (https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/curva-nivel.htm)

Galeria de FotosCLIQUE AQUI

Professora Fabiane Meirelles