21/05/2018

Cartografia Escolar - Maquete 3D das Turmas 81 e 82

A partir dos estudos realizados em sala de aula sobre as Américas, com os alunos das turmas 81 e 82 do Ensino Fundamental, foram orientados pela professora Fabiane Meirelles a construir uma maquete para representar graficamente o relevo da América do Sul.

Os objetivos foram contextualizar e construir, através de maquetes, os conceitos relacionados à Geografia; estimular a criatividade e aguçar o saber dos alunos.

Em linhas gerais, a maquete representa, de maneira mais objetiva, o espaço que se quer estudar. Seu uso na leitura da paisagem é um procedimento didático que utiliza noções de representação bidimensional para o tridimensional, do concreto ao abstrato e não o contrário, para que o ensino seja adequado ao modo como o aluno aprende. Sua elaboração como representação reduzida do espaço a ser estudado contribui possibilitando não apenas para uma leitura integrada da paisagem, mas também visa transformar o método de ensino, nas expectativas de “ensinar para aprender” de maneira prática e descontraída os conceitos trabalhados.

Galeria de FotosCLIQUE AQUI

Professora Fabiane Meirelles - Geografia