27/09/2017

Aula Invertida sobre Regiões Polares - 9º anos

No dia 23 de setembro, sábado letivo, os alunos das turmas 91 e 92 tiveram uma aula interdisciplinar de Ciências e Matemática sobre as regiões polares.

Os conteúdos abordados foram sobre: as cadeias e teias alimentares marinhas; adaptações dos seres vivos marinhos e polares; aquecimento global; a importância da preservação destes ambientes e outras curiosidades. Foi realizado um diálogo, via Skype, com a Profª. Drª. Claudineia Lizieri, do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), que transformou a aula em um momento especial de aprendizado. A pesquisadora compartilhou sobre as expedições antárticas, carreira, pesquisa e motivação para a escolha profissional.

Os alunos realizaram atividades práticas sobre icebergs, com o objetivo de demonstrar que apenas a ponta do iceberg fica visível acima do nível do mar; compararam, também, a flutuação do gelo na água e no álcool, a fim de compreender a diferença de densidade entre essas substâncias, bem como o comportamento dos icebergs no mar; demonstraram a diferença entre o derretimento da água congelada no continente (geleiras) e do mar congelado (banquisas); verificaram a capacidade que um metro cúbico de gelo possui, através da construção de um cubo com a capacidade para 1 litro de água e fizeram cálculos e transformações para demonstrar a quantidade de água de um iceberg.

O motivo da atividade foi divulgar a importância das regiões marinhas e polares de maneira dinâmica, simples e acessível.

Galeria de FotosCLIQUE AQUI

Professoras Roberta Piuco e Adriana Duarte