17/07/2017

Museu Militar e Casa de Cultura Mario Quintana - 301

No dia 13 de julho, os alunos da 3ª série do Ensino Médio, turma 301, fizeram uma saída pedagógica à Casa de Cultura Mario Quintana e ao Museu Militar de Porto Alegre. Esta atividade contemplou as disciplinas de Geografia, História e Literatura.

Em Geografia e História, os alunos entraram em contato com o material do acervo histórico, disponível na exposição do Museu Militar. Diante disso, puderam transferir-se para uma época distante da atual, o que auxiliou a compreender os aspectos sociais e econômicos vigentes naquele momento, as expectativas e interesses relacionados a tal época histórica, bem como suas estratégias geopolíticas, além de reconhecer a importância deste contexto histórico para o estado do Rio Grande do Sul.

Já em Literatura, os estudantes vivenciaram parte do cotidiano do escritor, observaram fotos históricas, objetos utilizados na época, participaram de contação de histórias e visitaram a biblioteca.  Tiveram acesso as várias obras de arte que compõem o acervo fixo da CCMQ. Entre elas: um painel de Jailton Moreira; Irineu Garcia que homenageia pessoas e empresas que contribuíram para a metamorfose do Majestic  em Casa de Cultura, numa escultura marco; dentre outras,  como a  escultura de Carlos Cavalcanti, denominada “O índio”.

Os espaços da Casa de Cultura Mario Quintana estão voltados para o cinema, a música, as artes visuais, a dança, o teatro, a literatura, a realização de oficinas e eventos ligados à cultura. Eles homenageiam grandes nomes da cultura do Estado do Rio Grande do Sul.

Geografia – Professora Fabiane Meirelles
História – Professor André Nell