01/06/2017

Semana Polar Internacional - E.F. II e E.M.

Para participar da celebração da Semana Polar Internacional (SPI), os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio confeccionaram 60 bandeiras em comemoração ao Dia da Antártica. Trata-se de uma celebração do Tratado da Antártica que, em 1959, definiu que o continente gelado seria patrimônio da humanidade e destinado a fins científicos e pacíficos. Durante o 1º Dia da Família deste ano, 13 de maio, a comunidade escolar votou nas bandeiras de sua preferência, dentre as quais foram escolhidas as 15 mais votadas. As bandeiras serão enviadas diretamente para o Continente Antártico através de pesquisadores nacionais e internacionais relacionados a APECS-Brasil e a OUR SPACES, com sede em Cambridge e será feito o registro fotográfico.

Durante a SPI os alunos da turma 201 do Ensino Médio, tiveram um diálogo com a Profª. Drª. Claudineia Lizieri do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), que transformou uma aula em um momento especial de aprendizado, onde os alunos puderam fazer questionamentos não somente sobre o tema de estudo da pesquisadora, mas também sobre motivação para a escolha profissional e as dificuldades encontradas nesta carreira. A pesquisadora ministrou uma palestra sobre cianobactérias e pode compartilhar um pouco das suas pesquisas com os alunos em uma linguagem dinâmica, fácil e acessível.

Anualmente a Associação de Pesquisadores e Educadores em Início de Carreira sobre o Mar e os Polos (APECS-Brasil), em conjunto com a APECS internacional, realiza atividades de integração da ciência com a comunidade em geral. As Semanas Polares Internacionais contam com palestras de pesquisadores polares de renome do Brasil e do exterior, além de uma série de atividades que tem o objetivo de despertar o interesse para a Antártica e o Ártico e, principalmente, fazer com que a população conheça a importância da pesquisa no país, não apenas a ciência polar.

Professora Roberta Piuco.