02/03/2017

Quiz Geográfico - Turma 72

Para as aulas se tornarem mais interessantes, muitas vezes, trata-se apenas de uma questão de método de abordagem. Existem hoje muitos mecanismos criativos e dinâmicos, que podem ser usados no processo ensino-aprendizagem e que servem para dinamizar e alcançar os objetivos satisfatórios.

Neste sentido, a professora de Geografia, Fabiane Meirelles, aplicou um jogo na turma 72 chamado de “QUIZ GEOGRÁFICO”. Nesse jogo, os alunos foram divididos em grupos, onde tiveram que responder perguntas em um tempo muito curto. As respostas foram escritas em mini lousas e o tempo para cada resposta era designado pela professora, de acordo com o tempo da música que acompanhava a atividade.

Através do jogo, foi possível trabalhar o conhecimento de uma forma mais prazerosa e lúdica. Durante as atividades, os alunos se sentem bem, devido ao domínio que exercem sobre as ações. Garantindo, com isso, outro tipo de motivação para o aprendizado. Pois, por meio do jogo, a energia do aluno é canalizada e liberada na atividade, orientando seu pensamento e proporcionando o desenvolvimento cognitivo. Dessa forma, o jogo consegue atrair o aluno e ser, ao mesmo tempo, um fator de integração, pois o convida a interagir consigo, com os seus colegas e com o mundo a sua volta.