27/10/2016

Modelo de DNA comestível - Turma 101

Construir um modelo de DNA é uma ótima forma de aprender como essa estrutura constrói os nossos genes. Mas, já imaginou uma cadeia de DNA comestível? Pois, foi assim que os alunos da turma 101 aprenderam como é a formação da fita de DNA e seus nucleotídeos. Através desta atividade lúdica foi possível representar, com um certo nível de detalhes, os principais componentes do DNA, que são: as cadeias de açúcares e fosfatos que formam o esqueleto da hélice interligados por duplas de bases nitrogenadas de uma forma ordenada. As bases nitrogenadas são a Adenina(A), Timina(T), Citosina(C) e Guanina(G) e se organizam em duplas A-T e C-G. Cada cor das balas representou uma base nitrogenada (adenina, citosina, guanina e timina). Os dois filamentos da molécula foram formados por balas de gelatina em vermelho e os palitos de dente representaram as ligações. Após a representação da dupla hélice do DNA os alunos saborearam as balas.