26/10/2016

Saída Pedagógica ao Museu Militar - Turma 301

No dia 20 de outubro, quinta-feira, os alunos da 3º Série E.M, do Colégio La Salle Esteio, fizeram uma saída pedagógica para o Museu Militar Comando Militar do Sul, organizada pelas Professoras Fabiane Meirelles e Thais Cidade.

O Museu está localizado em Porto Alegre e foi criado em 24 de maio de 1999, com a intenção de recolher, preservar, conservar e expor objetos referentes à história do Exército Brasileiro, mais precisamente a do Comando Militar do Sul que compreende os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os alunos foram recebidos no museu pelo Soldado Melo, no qual os guiou e explicou tudo sobre o museu, desde o contexto histórico de todas as peças até as relações geopolíticas da Guerra.

Como o Museu Militar fica praticamente em frente à Igreja Nossa senhora das Dores, foi possível visitar e entender um pouco da história desta Igreja que é considerada a mais antiga da cidade. Sua construção se arrastou por muito tempo e o plano da fachada foi modificado quando ainda estava em obras, exibindo hoje um estilo eclético, mas o interior é ricamente decorado com talha dourada num estilo Barroco tardio com elementos neoclássicos, além de possuir um importante grupo de estátuas barrocas de Cristo em tamanho natural representando o ciclo da Paixão.