17/10/2016

UFRGSMUNDI 2016

O UFRGSMUNDI é um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que busca ser um modelo de simulação de órgãos internacionais para o Ensino Médio.

Neste ano, a 5ª edição do evento, ocorreu nos dias 8 e 9 de outubro, na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. Durante esses dois dias, os participantes simularam reuniões de órgãos das Nações Unidas e de organizações regionais, buscando atingir o consenso em diferentes tópicos. O projeto se torna rico em aprendizado, pois é um instrumento de ensino de temas relacionados às áreas de relações internacionais, direito, economia, história e jornalismo.

Seguindo o slogan dessa edição: “Unindo vozes, transformando o mundo.”, o Colégio La Salle Esteio, que segue o tema: “Transforme agora. Ideias para um hoje melhor.”, participou desse projeto com quatro alunos do Ensino Médio.

Para atingir essa transformação, se fez necessária à união de muitas vozes, fazendo do evento um espaço de crescimento pessoal e coletivo.

“O UFRGSMUNDI me proporcionou experiências de debate e de aprendizagem. Eu, que sempre gostei de política, me senti feliz pela oportunidade de simular o Senado Federal.” Lorenzo Bianchi, aluno da 3ª Série E.M.

“O final de semana do UFRGSMUNDI foi intenso. Trouxe pra mim, que não sou da área de humanas, um conhecimento maior sobre a História e a Geografia. Os debates mostraram que é possível entrar em um consenso de ambas as partes.” Amanda Acunha, aluna da 3ª Série E.M.

“Representar a Delegação da Coréia do Sul no UFRGSMUNDI 2016 foi uma oportunidade única de por em prática tudo que me foi ensinado sobre argumentar, com o objetivo de defender pontos de vista específicos. Ter a chance de participar, duas vezes, de um evento como esse, será parte fundamental da minha formação de caráter e como profissional.” Juliane Klein, aluna da 3ª Série E.M.

“O UFRGSMUNDI me proporcionou muitos aprendizados por meio dos estudos de diferentes assuntos e a história de cada país. O clima do evento se tornou muito interessante com os debates eletrizantes.” Lorenzo, aluno da 2ª Série E.M