10/10/2016

Aula Invertida 3º Série, 08/10

Neste sábado, dia 08/10/2016, ocorreu a Aula Invertida, com o terceiro ano do Ensino Médio.  As professoras responsáveis pela aula foram Tatiane (Língua Portuguesa) e Thaís (História). Os alunos, durante a semana, realizaram diversas pesquisas sobre o período ditatorial, bem como o período literário “Modernismo”, a fim de levantar informações para que no sábado pudessem participar ativamente das discussões.

A aula iniciou com a abordagem da Ditadura Militar, a professora Thaís destacou algumas informações relevantes do período e os alunos iam fazendo suas intervenções, com os conhecimentos adquiridos ao longo da semana. Logo, a professora Tatiane falou sobre o Modernismo e a falta de liberdade de expressão, assim como o exílio de muitos autores, os quais eles já haviam pesquisado. Foram relatadas algumas obras, como forma de incentivá-los a lê-las e, assim, conhecer, por meio da literatura, a sociedade da época.

No momento da explanação, os alunos questionavam bastante, mostrando interesse no tema, bem como conhecimento do período. Após estas explanações eles deram continuidade à pesquisa na biblioteca. Dividimos a turma em pequenos grupos, sendo de responsabilidade dos alunos pesquisar sobre um presidente da época e, após, apresentar aos demais colegas as informações pesquisadas, tentando, sempre, aliá-las ao período literário, já que muitas foram as denúncias realizadas por meio das obras literárias.

No final, realizamos as apresentações, sendo que cada grupo abordou sua pesquisa. Os demais colegas questionaram, acrescentando informações relevantes advindas dos conhecimentos prévios do assunto. Para finalizar, cada aluno escolheu uma palavra que representasse o período (tanto na história, quanto na literatura) e foram fotografados, com intuito de fazermos uma montagem destacando seus sentimentos em relação ao que as pessoas, que vivenciaram o momento, sentiam em não ter liberdade de expressão, assim como ter que viver alienado em uma sociedade opressora.