30/09/2016

Viagem Serra Gaúcha 2016 - 5ª Ano

Nos dias 22 e 23 de Setembro, os alunos do 5ª ano do Ensino Fundamental I do Colégio La Salle Esteio, realizaram a viagem de estudos programada para este ano.

O projeto chamado “Viajar é Aprender Muito Mais”, já na sua 8ª edição, tem como objetivo principal conhecer novas culturas, novos lugares e possibilitar o desenvolvimento social, através do convívio entre os colegas ao longo da viagem. Não esquecendo os conteúdos interdisciplinares, que são trabalhados durante o trimestre e relacionados aos que são informados pelos guias turísticos.

O roteiro desenvolvido pelos alunos do Colégio La Salle foi Imigração Italiana e Alemã – Serra Gaúcha.   Ao longo da viagem podemos desfrutar de cidades como a de Nova Petrópolis, onde realizamos visita ao Parque Aldeia do Imigrante. Este foi criado para resgatar e preservar o passado histórico dos imigrantes, que colonizaram esta região.

Já em Bento Gonçalves, realizamos o chamado “Caminhos de Pedra” - trata-se de propriedades particulares de descendentes de imigrantes, onde há demonstração da cultura, arquitetura e gastronomia, podendo haver degustação da culinária local. Neste mesmo contexto, realizamos a visita à Cantina Strapazzon – onde foram gravadas cenas do filme “O Quatrilho”, alguns seriados e também comerciais.

Conferimos ainda o Show da Epopéia Italiana, ambientes que retratam aspectos que vão desde a vida na Itália, passando pela viagem ao Brasil, e por fim, a adaptação no novo continente. E, para finalizar nosso roteiro, realizamos o famoso passeio da Maria Fumaça. O passeio turístico de trem a vapor é uma memorável atração da Serra Gaúcha, na Região Uva.

É com muito entusiasmo e orgulho que compartilho com a comunidade La Salle Esteio, o quanto foi importante esta vivência, para os nossos alunos nos lugares visitados. Vocês podem sentir ao ver as fotos que tiramos no decorrer da viagem.

Leonel Zemiacki
Coordenador de Turno - SCT