12/08/2013

Colégio La Salle Esteio celebra Semana do Estudante

A Semana do Estudante acontece sempre em torno do dia 11 de agosto (o Dia do Estudante), em homenagem a um estudante chamado Édson Luis, que foi morto na época da ditadura militar, sendo símbolo da resistência estudantil. Neste ano de 2013, o tema da Semana do Estudante é Juventude e educação e o lema é Juventude do campo e da cidade, na luta pela educação que queremos. É um momento oportuno para estudantes sentirem-se pertencentes ao universo social e educacional que os rodeia e serem capazes de exercer seu protagonismo juvenil na busca por uma educação melhor.
Ser profeta e anunciador no meio educacional é ser sinal de esperança. Não são todos que têm a coragem de denunciar as injustiças e por meio disso, ser anunciadores e construtores de um mundo melhor, crítico e missionário. Dessa maneira, permeando a todos com esperança.
A Semana do Estudante é um exercício de cidadania. Ela se propõe a trabalhar a partir do protagonismo estudantil para que o (a) jovem estudante assuma o compromisso de construir a educação e a sociedade que tanto quer e sonha a partir do seu chão, que é a escola. Esse protagonismo pode ser exercido por várias maneiras, desde estudos, participações em movimentos sociais, engajamento em grupos diversos, voto consciente, cuidado ao meio ambiente, entre outros. Nesta semana, os jovens são convidados a expressar o que sentem como estudantes, através de poesias, paródias, músicas, encenação de teatro e vídeos.
Abaixo, temos algumas atividades que serão desenvolvidas nesta Semana tão especial!