28/04/2016

Geometria Molecular

A geometria molecular é a forma como estão dispostos os átomos dentro da molécula. Os átomos tendem a ficar numa posição mais espaçada e esparramada possível. Para melhor compreensão desse arranjo molecular, tendo em vista que são arranjos espaciais e nem sempre são fáceis de visualizar, foi proposto aos estudantes da 2ª série do Ensino Médio a construção de moléculas de uma forma bem lúdica com jujubas e palitos de dente, onde as jujubas representavam os átomos e os palitos representavam as ligações.

Cada estudante construiu a “sua” molécula e os resultados foram incríveis, tivemos a formação de moléculas com arranjos espaciais belíssimos, fizeram inclusive a estrutura do diamante! Bem que poderia ser o diamante de verdade, rs.

Parabéns aos estudantes que se dedicaram no desenvolvimento das habilidades necessárias para a compreensão deste assunto.

Professora, Cybele Bragança.

Confira as fotos!