1907

A pedagogia de La Salle chegou ao Brasil em 1907, trazida por um grupo de 12 Irmãos Lassalistas que chegaram ao Brasil à convite de Arquidiocese de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Ali, os irmãos estabeleceram as primeiras comunidades educativas Lassalistas e depois de 30 anos de muito trabalho na Região Sul, sua missão expandiu-se em direção ao centro do país.

1908

Fundação do Colégio La Salle Dores

 

O Colégio La Salle Dores foi fundado em 3 de fevereiro de 1908, é considerado o berço da presença Lassalista no Brasil. A instituição segue a proposta educativa da Rede La Salle, que está direcionada para o desenvolvimento integral da pessoa e a transformação da sociedade, através de uma educação humana, cristã e solidária , com a permanente busca pela excelência acadêmica e qualificação pedagógica. Hoje, atende estudantes da Educação Infantil até o Ensino Médio, além do Turno Integral.

1908

Fundação do Colégio La Salle Carmo

 

Atendendo ao pedido do governo de Caxias do Sul, para que os Irmãos Lassalistas instalassem-se na cidade, o Irmão Superior inaugurou o Colégio Nossa Senhora do Carmo, nome de fundação do Colégio La Salle Carmo, no dia 09 de fevereiro de 1908. Em sua trajetória centenária, o Carmo, como é carinhosamente conhecido pela comunidade caxiense, tem recebido crianças, adolescentes e jovens e oferecido educação de excelência para todas as fases do desenvolvimento.

1908

Fundação do Colégio La Salle Canoas

 

O Colégio La Salle Canoas foi fundado no dia 04 de março de 1908, em meio a plantações e campos, quando o município de Canoas ainda pertencia à cidade de Gravataí. Em mais de 100 anos de história, a instituição atende estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio e oferece um espaço seguro, lúdico, moderno e afetivo, pensado com amor para o cuidado, conforto e aprendizado das crianças. O trabalho desenvolvido prima pela construção do conhecimento e o desenvolvimento integral dos estudantes.

1913

Fundação do Colégio La Salle Santo Antonio

 

Atendendo ao pedido dos Padres Capuchinhos, os Irmãos Lassalistas inauguraram, no dia 04 de Agosto de 1913, uma pequena escola no bairro Partenon. Em homenagem a eles o colégio foi batizado de Santo Antônio e recebeu em seu primeiro ano 25 estudantes. Atualmente, a instituição é referência em excelência educativa e desenvolve suas atividades aliando projetos educacionais de qualidade a uma educação humana, cristã, solidária e participativa para crianças da Educação Infantil ao Ensino Médio.

1928

Fundação do Colégio La Salle São João

 

Surgido como uma pequena escola paroquial, O Colégio La Salle São João foi fundado no dia 1º de março de 1928. Em setembro de 1951, a direção e administração do Ginásio foi assumida integralmente pelos Irmãos Lassalistas. Hoje, a instituição atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, além do Turno Integral. Localizado no bairro São João, em Porto Alegre, conta com o trabalho de 130 educadores que auxiliam crianças e adolescentes na construção do conhecimento.

1935

Fundação do Colégio La Salle Medianeira

 

Fundado em 25 de junho de 1935, em Cerro Largo/RS, a instituição surgiu com o intuito de ministrar educação básica aos filhos dos imigrantes alemães, chegados em 1902 a então Colônia Serro Azul. O Colégio La Salle Medianeira atende estudantes de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Localizado no centro de Cerro Largo, conta com o trabalho de mais de 30 educadores que auxiliam crianças e adolescentes a construírem seu conhecimento e a se desenvolverem integralmente.

1936

Fundação do Colégio La Salle Caxias

 

O Colégio La Salle Caxias foi fundado em 14 de fevereiro de 1936, graças à iniciativa da Associação de ex-alunos do La Salle Carmo, para atender os alunos pobres do bairro. Hoje, a instituição atende estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio, proporcionando uma educação humana e cristã, caracterizada pela seriedade da formação e pela qualidade no processo de construção do conhecimento.

1937

Fundação do Colégio La Salle Carazinho

 

O Colégio La Salle, de Carazinho/RS, foi fundado no dia 07 de março de 1937, atendendo cerca de 20 alunos. Durante mais de três décadas de história e tradição na educação, a instituição atende estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio. Favorece a formação de pessoas criativas, comprometidas com a sociedade, realizadas como sujeitos e abertas ao transcendente, através de processos pedagógicos voltados para os valores humanos, ao intelectual, técnico-científico, profissional e cristão.

1952

Fundação do Colégio La Salle Esteio

 

Fundado em 04 de março de 1952, o Colégio La Salle Esteio, com história e tradição na educação, atende estudantes de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Localizado no centro do município de Esteio, conta com o trabalho de educadores que auxiliam crianças e adolescentes a construírem seu conhecimento e a se desenvolverem integralmente.

1955

Fundação do Colégio La Salle Abel

 

Em 1955 chega a Niterói o Ir. Silvino José Fritzen (Amadeu) para ser o Diretor da Escola que abriria as portas no dia 10 de abril de 1956, oferecendo o Curso Primário. Com o tempo, a Obra funcionou como internato e semi-internato, e assumiu diferentes nomes. No dia 5 de fevereiro de 2000, foi inaugurado o Centro Lassalista de Estudos para atender alunos do Ensino Médio. Atualmente, o Colégio La Salle Abel funciona em duas sedes, uma para o Ensino Fundamental e outra para o Ensino Médio.

1957

Inicio das Atividades La Salle Toledo

 

A instalação da missão Lassalista na cidade de Toledo aconteceu em 25 de fevereiro de 1957 e foi fruto do desejo dos Irmãos de despertar a vocação nos jovens da região. O Colégio La Salle é uma instituição de tradição no ensino que desde 1957 desenvolve práticas inovadoras formando seres humanos para a vida e protagonistas do processo de aprendizagem. Atualmente está localizado na Rua Guarani, Nº 2000, no Bairro Jardim La Salle e atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.

1957

Fundação do Colégio La Salle São Carlos

 

Fundado em 1957, o Colégio Diocesano La Salle São Carlos, com história e tradição na educação, atende estudantes de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Cursos Técnicos. O La Salle São Carlos acompanha gerações e realiza o seu trabalho com a certeza de que quem educa com amor, educa sempre.

1957

Fundação La Salle Núcleo Bandeirante

 

O Colégio La Salle do Núcleo Bandeirante foi fundado em 8 de junho de 1957 pelo Eng. Bernardo Sayão, um dos principais líderes do processo de desbravamento do Planalto Central. Na época, a escola era destinada a atender os filhos dos operários que trabalhavam na construção da nova Capital Federal. Hoje, a instituição atende alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio no processo de construção do conhecimento e no desenvolvimento integral de crianças e jovens.

1958

Fundação do Colégio La Salle Xanxerê

 

No dia 03 de março de 1958, o Colégio La Salle Xanxerê iniciou suas atividades com 94 alunos matriculados, só meninos, sendo 23 em regime de internato. Hoje, atende estudantes de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária. Localizado no bairro La Salle, em Xanxerê, conta com o trabalho de educadores que auxiliam crianças e adolescentes a construírem seu conhecimento e a se desenvolverem integralmente.

1958

Fundação do Colégio La Salle Peperi

 

O Ginásio Municipal Peperi, localizado na Rua La Salle, 1557, centro de São Miguel do Oeste-SC, iniciou as atividades no dia 03 de março de 1958, com 74 alunos em regime de internato e externato, ocupando um prédio de madeira. Em 10 de junho 1959 a Obra passou a fazer parte da Sociedade Porvir Científico. Desde 2000, esta comunidade educativa é chamada Colégio La Salle Peperi e oferece educação de qualidade para estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio.

1958

Fundação do Colégio La Salle Niterói

 

Presente em Canoas desde 1958, o Colégio La Salle Niterói é uma instituição integrante da Rede La Salle, presente em mais de 80 países. Seu fundamento é uma educação humana, cristã, solidária e participativa, que aliada a excelência pedagógica, auxilia os alunos na construção do seu conhecimento de forma integral.

1960

Fundação do Colégio La Salle Botucatu

 

O Colégio La Salle de Botucatu, com 53 anos de história e tradição, atende estudantes de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Localizado no centro histórico da cidade, conta com o trabalho de mais de 100 educadores que auxiliam crianças e adolescentes a construírem seu conhecimento e a se desenvolverem integralmente. A instituição oferece também diversas atividades como: treinamentos esportivos em todas as modalidades, cursos na área de Informática e orientação profissional.

1962

Inicio das Atividades La Salle Brasília

 

Em Brasília, a missão lassalista iniciou suas atividades em março de 1962. Inspirada na Pedagogia do fundador São João Batista de La Salle está presente nas atividades que ganham vida das mãos de educadores crédulos nos valores essenciais para uma formação humana, cristã e integral. Atualmente, a instituição atende estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio proporcionando uma educação integral e um ensino de qualidade, através de metodologia adequada ao seu desenvolvimento.

1965

Fundação do Colégio La Salle Hipólito Leite

 

A doação do terreno para a construção da Escola Assistencial Hipólito Leite foi feita por Hippólyto Augusto Cassiano Leite. Em 1966, a instituição foi reconhecida pela Secretaria de Educação e Cultura e, então, os Irmãos Lassalistas assumiram a responsabilidade pela Escola. Atualmente, atende alunos do Ensino Fundamental e conta com o trabalho de educadores que auxiliam crianças e adolescentes na construção do conhecimento e no desenvolvimento integral.

1976

Fundação Unilasalle Canoas

 

O Centro Universitário La Salle - UNILASALLE foi criado a 02 de agosto de 1972, com o nome de Centro Educacional La Salle de Ensino Superior - CELES, iniciando suas atividades com o Curso de Estudos Sociais em 1976. Em 29 de dezembro de 1998, a instituição foi credenciada como Centro Universitário – UNILASALLE. Localizado na região central de Canoas, segunda economia do Estado do Rio Grande do Sul, a instituição oferece cursos de graduação, especialização, MBA, Mestrado e Extensão.

1977

Fundação do Colégio La Salle Agro

 

A Escola Agrícola La Salle, fundada em 1977, atende estudantes do Ensino Médio concomitante ao curso Técnico em Agropecuária, voltado a jovens ligados ao setor agropecuário da região oeste de Santa Catarina. Oferece um espaço, com área ampla, para atividades ligadas à criação de animais, produção de vegetais, engenharia agrícola e gestão. O trabalho desenvolvido na Escola prima pela construção do conhecimento teórico e o aprimoramento da experiência prática.

1981

Fundação La Salle Uruará

 

Inaugurado em julho de 1981, com a missão de formar professores, oferecia a primeira etapa do Curso de Formação de Professores de 2º Grau (atual Ensino Médio) – Magistério e Lideranças de toda a Prelazia do Xingu, servindo também como residência dos Irmãos da Comunidade Religiosa. Atualmente, o Centro atende a mais de 500 crianças do Projeto “Oásis da Esperança”/Meu Amanhã”, em parceria com a Prefeitura Municipal, que proporciona diversas atividades às crianças carentes do Município.

1981

Fundação do Colégio La Salle Esmeralda

 

Fundada em 31 de agosto de 1981, a Escola Fundamental La Salle Esmeralda está localizada em uma das tantas vilas de Porto Alegre/RS e acolhe muitas crianças vindas de famílias que se sustentam financeiramente por meio da economia informal e da coleta do lixo reciclável. A instituição, considerada um marco referencial na comunidade, atende estudantes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, proporcionando em uma educação de qualidade e auxiliando no desenvolvimento integral do sujeito.

1981

Fundação do Centro de Assistência La Salle Altamira

 

A motivação para a abertura desta comunidade em Altamira foi a resposta ao Projeto Missionário Igrejas-Irmãs. A Arquidiocese de Porto Alegre e a Prelazia do Xingu uniram-se e enviaram missionários sacerdotes, religiosas, religiosos consagrados e voluntários. Atualmente, o Centro de Assistência La Salle oportuniza para pessoas de baixa renda a inclusão em atividades que possibilitem o exercício da cidadania, da promoção cultural, educacional e de participação na comunidade

1982

Fundação Colégio La Salle Manaus

 

O La Salle Manaus foi inaugurado em 27 de fevereiro de 1982. A partir daí as infraestruturas da instituição foram gradativamente ampliadas e complementadas, com instalações importantes para seu desenvolvimento. Hoje, o La Salle Manaus possui uma ampla área à disposição que contribui para a construção do conhecimento e o desenvolvimento integral de crianças e jovens da Educação Infantil ao Ensino Médio.

1984

Fundação La Salle Sobradinho

 

Fundado em 1984, o La Salle Sobradinho conquistou o reconhecimento do município e, a cada ano, foi se estruturando a Comunidade Educativa, chegando a superar o número de 1000 alunos matriculados. Hoje, o Colégio atende estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio e está situado no coração da cidade, tendo como missão a construção do conhecimento e a educação para a vida.

1991

Criação do Colégio La Salle São Paulo

 

O Centro Educativo La Salle, inspirado na filosofia e pedagogia de São João Batista de La Salle, Padroeiro Universal dos Educadores, é uma unidade escolar confessional, cristã e católica, localizado na zona Leste da capital paulista. Prestamos serviço à comunidade de Vila Guilhermina e região, especificamente para atividades de educação, promoção humana e formação para o trabalho.

1993

Criação da Comunidade La Salle Zé Doca

 

A Comunidade La Salle foi fundada em janeiro de 1993, com o intuito de apoiar a formação de lideranças da Igreja local, formação dos jovens seminaristas e para o trabalho de evangelização por meio de Radio AM da cidade, além de auxiliar na formação de lideranças na Diocese de Zé Doca. Atualmente, os Irmãos se dedicam especialmente ao Centro de Educação Popular La Salle - CEPLAS, com aulas de reforço escolar, formação de lideranças locais e assessoria no Seminário Menor de Zé Doca.

1996

Fundação da Comunidade La Salle Augustinopolis

 

O Centro de Educação e Promoção La Salle – CEPLASA está localizada na Rua Santarém, 500, no bairro Boa Vista, em Augustinópolis.

1996

Fundação Centro de Educação e Promoção La Salle (CEPLASB)

 

No dia 03 de março de 1996, ocorreu a inauguração oficial da escola e a comunidade concretizou o sonho de ter uma instituição para atender suas crianças. A Escola é administrada pelo Colégio La Salle de Botucatu e está inserida numa comunidade composta por famílias trabalhadoras onde a maioria possui casa própria, com energia elétrica e água tratada. Atualmente, atende crianças a partir dos 4 meses até os 6 anos de idade.

1998

Inauguração da Comunidade La Salle Ananindeua

 

Buscando oportunizar o resgate da cidadania para as pessoas que se encontram em situação de risco social, a Rede La Salle inaugurou, em 2006, a Escola Assistencial La Salle, em Ananindeua/PA. A Escola busca o fortalecimento da autonomia através da educação. Atualmente, oferece cursos gratuitos de Rotinas Administrativas, Técnicas Básicas de Secretariado, Almoxarifado, Pintura, Artesanatos Variados, Inglês e Espanhol, além de atividades socioeducativas como Balé e Kung Fu.

1999

Fundação Faculdade La Salle Lucas do Rio Verde

 

A Faculdade La Salle tem sua origem na Faculdade de Lucas do Rio Verde, mantida da União das Escolas Superiores de Lucas do Rio Verde – UNIVERDE, criada em 15/06/1999 com o propósito de criar e manter uma instituição de educação superior em Lucas do Rio Verde.

2000

Inauguração do Colégio La Salle Águas Claras

 

O Colégio La Salle iniciou suas atividades em 7 de fevereiro de 2000, com 65 alunos. A partir do crescimento da população local e devido ao seu projeto pedagógico, a instituição projetou-se no cenário de Águas Claras, ampliando sua infraestrutura. Oferece o ensino regular da Educação Infantil ao Ensino Médio, além do Turno Integral que atende alunos até o 5º ano do Ensino Fundamental I.

2000

Fundação do Colégio La Salle Sapucaia

 

A Escola Fundamental La Salle está presente há 13 anos na cidade de Sapucaia do Sul e foi planejada por um grupo de Irmãos e colaboradores leigos que acreditaram na realização do sonho de uma educação que fosse sinal vivo do Reino de Deus. Atende crianças do Ensino Fundamental e conta com o trabalho de educadores que auxiliam crianças e adolescentes a construírem seu conhecimento e a se desenvolverem integralmente.

2001

Fundação Unilasalle-RJ

 

O Unilasalle-RJ foi criado pela Portaria ministerial nº 1164/2001, em 2001, autorizando o Curso de Licenciatura em Computação, com o nome de Instituto Superior de Educação La Salle (ISE LA SALLE). Em julho de 2012, o ISE LA SALLE-RJ foi transformado em Centro Universitário sob a denominação de Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (UNILASALLE-RJ). Atualmente, a instituição está situada na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, e oferece cursos de graduação, especialização e MBA.

2005

Inauguração Faculdade La Salle Manaus

 

A liberação para funcionamento da Faculdade La Salle Manaus foi concedida em 11 de agosto de 2004 e, no início do semestre letivo de 2005, a instituição iniciou suas atividades com os cursos de Bacharelado em Administração, Ciências Contábeis, Sistemas de Informação e Licenciatura em Educação Física. Hoje, a Faculdade La Salle de Manaus oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão, atuando na formação de profissionais competentes e comprometidos com a sociedade.

2006

Data de fundação da Escola Presidente Médici

 

A fim de desenvolver uma região carente, com graves problemas socioeconômicos, a Rede La Salle abriu, no dia 30 de julho de 2006, na cidade de Presidente Médici, no Maranhão, a Escola Fundamental Presidente Médici. A instituição é uma obra assistencial, sem fins lucrativos, que presta serviços para a comunidade local e da região.

2007

Inauguração Centro de Assistência Canoas

 

Em 2007, ano do centenário da presença Lassalista no Brasil, foi fundado o Centro de Assistência Social La Salle Canoas/RS com o objetivo de proporcionar atividades de educação, promoção da vida e formação para o trabalho para pessoas comprovadamente carentes. Hoje, o Centro de Assistência Social La Salle está centrado nos seguintes focos de atuação: Formação e Qualificação Profissional, Inclusão Digital, Cultura e Lazer, Oficinas Formativas para Mães e Assistência Psicopedagógica e Saúde.

2008

 

Incorporação La Salle Pão Dos Pobres

 

A Escola de Ensino Fundamental La Salle Pão dos Pobres surgiu no contexto e anexa à Fundação o Pão dos Pobres de Santo Antônio. Originou-se a partir de uma necessidade de suprir uma aspiração em relação à formação das crianças, jovens e adolescentes órfãos, acolhidos e assistidos pela Fundação. Localizada no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre/RS, oferece uma educação de qualidade voltada ao desenvolvimento integral do estudante para crianças do Ensino Fundamental.

2009

Fundação Colégio La Salle Lucas do Rio Verde

 

No dia 09 de fevereiro de 2009, iniciaram as aulas no Colégio La Salle Lucas do Rio Verde com 260 alunos matriculados. Hoje, com 4 anos de história neste município mato-grossense, a instituição atende estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio e orgulha-se em estar entre as 20 melhores escolas do estado na classificação do Enem 2011.

2009

Fundação Centro Educativo de Promoção La Salle (CEPLAS)

 

O CEPLAS é uma escola de Educação Infantil, inaugurada no dia 18 de julho de 2009. Sua fundação foi motivada pela missão principal do Instituto Lassalista que é o atendimento preferencial às crianças pobres. O CEPLAS oferece educação de qualidade para crianças de 3 a 6 anos de idade, além de proporcionar material escolar, lanches, almoço e serviços de assistência social para seus estudantes.

2009

Inauguração Faculdade La Salle Estrela

 

Fundada em 29 de setembro de 2009, a instituição iniciou suas atividades com os cursos de Secretariado, Gestão do Turismo e Agronegócio. Durante os anos 2010 e 2011 a Faculdade encaminhou e obteve aprovação para mais quatro cursos. Localizado em um dos municípios mais antigos da Região do Vale do Taquari, a instituição oferece cursos de graduação, especialização, MBA e extensão.

2011

Fundação Faculdade La Salle Caxias do Sul

 

Fundado em outubro de 2011, a Faculdade La Salle Caxias do Sul oferece cursos de Graduação (bacharelado e tecnólogo) e Pós-Graduação Lato Sensu (MBAs). A instituição está localizada na Rua Os 18 do Forte, 1754, no centro de Caxias do Sul, na região serrana do Rio Grande do Sul.

2012

Abertura Centro de Assistência La Salle Presidente Médici

 

O Centro Educacional La Salle presta serviços à comunidade local e aos 24 municípios que constituem a chamada “Região do Turi”. Desenvolve cursos, capacitações, treinamentos, jornadas pedagógicas e suas dependências são utilizadas também para reuniões, encontros e retiros.