27/09/2024

Cine La Salle: Curtas transformam literatura em arte

O Projeto Cine La Salle, do La Salle Núcleo Bandeirante, surgiu em 2012 com o objetivo de explorar diferentes linguagens e aspectos culturais e pedagógicos, contemplando as obras literárias previstas no Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB). A ideia inicial era adaptar essas obras em peças teatrais, proporcionando aos alunos a oportunidade de vivenciar o conteúdo de forma prática e criativa. As apresentações eram realizadas em auditório, diante de um público convidado, promovendo um espaço de interação entre o conhecimento e a arte.

Com o passar dos anos, o projeto foi evoluindo e se aperfeiçoando. O formato atual vai além do teatro, envolvendo a produção de curtas-metragens. Agora, os estudantes não apenas adaptam, mas recriam e reimaginam as obras, trazendo uma visão crítica e reflexiva ao conteúdo literário. O processo envolve uma abordagem artística e lógica, estimulando o desenvolvimento de competências essenciais para a vida acadêmica e pessoal.

Ao longo de sua história, o projeto tornou-se uma marca registrada do colégio, sendo uma atividade esperada pelos alunos e valorizada pela comunidade escolar. O Cine La Salle se consolidou como uma ferramenta pedagógica inovadora, permitindo que os estudantes exercitem a criatividade, o trabalho em equipe e o pensamento crítico, enquanto se preparam para um dos principais exames da educação superior brasileira, o PAS da UnB.

Assim, o projeto oferece uma abordagem interdisciplinar, conectando literatura, arte e cinema, e proporcionando aos alunos uma experiência transformadora no âmbito escolar, que contribui diretamente para o desenvolvimento de suas habilidades acadêmicas e culturais.

Confira a cobertura completa da Band Brasília sobre o CineLaSalle 2024 aqui