07/05/2021

Nossa Senhora da Estrela

No dia 8 de maio de cada ano celebramos a festa de Nossa Senhora da Estrela, padroeira do Instituto dos Irmãos de La Salle.

Entre os Lassalistas ela é conhecida por todos, mas certamente haverá pessoas que não a conheçam pela simples razão de que esta devoção e patrocínio são relativamente recentes e por não virem dos tempos do Santo Fundador.

Para ajudar no conhecimento desta dedicação e no crescimento de sua devoção, apresentamos uma breve resenha explicativa desta festa.

Conta-se que dois monges beneditinos italianos resolveram fazer uma peregrinação até Jerusalém. Era o ano 1050. Eles saíram andando, ensinando e catequisando todas as pessoas que encontravam pelo caminho. Enquanto caminhavam, descobriram um lugar muito bonito de onde puderam ver o Oceano Atlântico. Um deles, para descansar, se acomodou num barco que estava na praia, enquanto o outro se deitou no chão para dormir. Na manhã seguinte o mar havia arrastado o barco, e os ventos levaram o monge até a Inglaterra.

Seu companheiro, Frei Rogério, entristecido por não ter encontrado o companheiro, invocou a ajuda de Maria. Dormindo, teve uma visão: no sonho, ele viu uma grande estrela cair do céu, queimando todos os arbustos e árvores, e ouviu uma voz que disse: “Nossa Senhora quer que se construa uma igreja neste lugar”. Ele levantou então uma pequena cabana com o objetivo de cumprir a ordem vinda do céu.

Nas redondezas correu a notícia da visão que o monge teve para cumprir o pedido do céu. Pouco a pouco foi sendo construída uma abadia no lugar, que atualmente é sede de uma grande Escola de formação agrícola dirigida pelos Irmãos de La Salle.

Este santuário estava a cargo da Congregação religiosa chamada de Irmãos da Misericórdia.

Em 1938 estes Irmãos eram muito poucos, e como não tinham muitas vocações, pediram para serem incorporados ao Instituto de La Salle, o que lhes foi concedido.

E assim recebemos a missão de custodiar este santuário mariano e difundir sua devoção por todo o mundo.

Nossa Senhora da Estrela se encontra em Monteburgo, no extremo oeste da França.

Em 1955, o então Vigário Geral Irmão Dionísio de Jesus proclamou Nossa Senhora da Estrela como Rainha e Mãe das Escolas Cristãs.

Oração a Nossa Senhora da Estrela

Ó, Nossa Senhora da Estrela, para vós se volta nosso olhar e nosso coração de filhos. Vós sois a Estrela da Manhã que anuncia a chegada do dia; vós sois a Estrela da Tarde que brilha em nossa noite; vós sois a Estrela do Mar que nos guia para o porto feliz. Como a Estrela envia seu raio do céu sobre a terra, enviai-nos vosso Filho Jesus, Luz eterna do mundo! Através da escuridão e das tempestades da vida, nas horas de dúvida ou de tentação, na revolta ou na fraqueza, sede nossa claridade e nossa paz! Sede nossa esperança e nossa pureza! Sede nossa doçura e nossa força! Ó, Nossa Senhora da Estrela, que em vós descanse para sempre nosso olhar e nosso coração de filhos. Amém.

(Jean Guyot, Arcebispo de Toulouse, França)