07/12/2020

Discurso da Premiação do Arte no Palco

Na manhã desta segunda-feira (07/12), os diretores das apresentações vencedoras do Projeto Arte no Palco 2020 vieram ao Colégio La Salle Núcleo Bandeirante receber o troféu de Melhor Apresentação 2020. As turmas ganhadoras foram: 193, 211, 222 e 231.

Devido a pandemia, este ano, as apresentações aconteceram de forma on-line. Os estudantes tiveram que se reinventar, utilizando os recursos virtuais como ferramentas. Outra coisa que mudou foi a forma de premiação. Nos outros anos, as peças concorriam em várias categorias e uma equipe especifica realizava uma votação. Em 2020, só houve a categoria “melhor espetáculo” e as séries concorreram entre si.

Confira abaixo o discurso de premiação do professor Fábio:

“Ah não, professor, melhor cancelar isso!”

“Professor, não tô entendendo nada!”

Pra quê, professor?”

Essas frases ditas hoje parecem meio fora de contexto.

Hoje essas afirmações nos provam que somos capazes de nos superar, de conseguir até mesmo aquilo que acreditávamos não estar ao nosso alcance.

O projeto Arte no Palco 2020, nos moldes que estávamos acostumados, tornou-se uma realidade bem distante de se alcançar. Como ensaiar? Como não aglomerar? Como nos resguardar? Como organizar palco, plateia? Como?

Muitas foram as indagações, as dúvidas e, por que não dizer, o medo em relação ao contexto que nos cercava e também em relação a esse “novo Arte no Palco”, como ele seria? No entanto, mesmo com toda essa pressão e com toda essa carga negativa, vocês fizeram aquilo que sabem fazer de melhor: vocês se reinventaram!

Toda essa matéria prima: medo, dúvida, questionamentos, desafio; vocês transformaram em algo lapidado, moldado, que trazia, como assim o projeto sempre exigiu, a criatividade, o imaginário, o poder de adaptação e de criação que vocês possuem!

O Arte no Palco de 2020 evidencia a força criativa que nossos alunos lassalistas têm.

De uma forma muito própria, lúdica e interativa, e usando agora recursos tecnológicos, vocês nos apresentaram não apenas uma história a partir de uma exposição acadêmica. Vocês deram voz, corpo, movimento, musicalidade e vida a personagens diversos.

Conhecemos Francisgleidissson, Graciosa, Lisbela, Leleu, João Grilo e Chicó que estavam adormecidos em nossos alunos lassalistas do 9º ano.

Angelino até então figurava apenas em uma linda canção, mas agora sua história passou a ser contada de uma maneira mais consistente e comovente. Cuca ganhou notoriedade para sua causa dentro dos nossos lares.

Um dos contos de Machado de Assis tornou filme produzido por grandes celebridades deste mundo moderno. E nunca houve uma aula tão participativa e esclarecedora quanto a que tivemos em “Medido por medida”.

Choramos, emocionamo-nos e até ficamos revoltados com casos de violência, preconceito, descaso e negligência pelos quais passaram nossas Marias e a nossa Caolha!

Outro fator a ser destacado no projeto deste ano foi o show musical que vocês nos proporcionaram. Vozes que não apenas cantavam, mas que encantavam ao público, causando a paralisia do espanto e do deslumbramento. Canções produzidas exclusivamente para esse espetáculo.

Muitos são os elogios a serem feitos, mas o tempo e o enfado se impõem como obstáculos.

Então, quero parabenizá-los!

Parabéns aos Diretores das apresentações ganhadoras, vocês, de fato, são merecedores desse troféu!

Parabéns aos demais Diretores por todo esforço e dedicação.

Parabéns a todos os envolvidos.

Quero finalizar esse discurso com a citação de Beijamin Franklin, um importante pensador norte-americano:

“Não esconda os seus talentos. Para o uso eles foram feitos. O que é um relógio de sol na sombra?”

O que seria do projeto Arte no Palco se não fosse o talento, o engenho e a criatividade de vocês!

Seria tão somente um relógio de sol debaixo de uma sombra! Parabéns a todos vocês!