24/04/2020

Novo Calendário Escolar 2020

Prezada Família Lassalista,

No Brasil, há suspensão de aulas em todos os estados para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. A medida não é exclusiva do país. No mundo, de acordo com os últimos dados da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que monitora os impactos da pandemia na educação, 188 países determinaram o fechamento de escolas e universidades, afetando cerca de 1,6 bilhão de crianças e jovens, o que corresponde a 91,3% de todos os estudantes no mundo.

Este período de afastamento social que estamos vivendo é novo e inesperado por todos nós. É um momento de adaptação e de aprendizado tanto para as famílias, quanto para nós, educadores e colaboradores do Colégio La Salle. Com a suspensão das aulas, instituições de ensino, pais e responsáveis estão trabalhando em conjunto para aderir o ensino a distância. A implementação do estudo remoto na escola não é uma tarefa simples, requer planejamento, investimento e tempo. Vale lembrar que a aprendizagem mediada pela tecnologia exige um alto grau de independência e autonomia do aluno para estudar e acompanhar a plataforma virtual, características que podem variar conforme a faixa etária e ano escolar da criança e adolescente. Por isso, durante o isolamento social, os pais e responsáveis têm um papel fundamental no suporte aos estudos dos seus filhos.

É verdade que o aprendizado remoto na escola aplicado para crianças e adolescentes gera polêmica e divide opiniões, porém, independente do ponto de vista, a modalidade se faz necessária para o momento atual. A escola tem papel fundamental na socialização da criança e em seu desenvolvimento psicossocial, considerando a importância da afetividade para a aprendizagem, principalmente em momentos de confinamento domiciliar. Os professores estão em casa trabalhando para atender nossos estudantes, assim, a aprendizagem a distância tem o mérito de estancar o déficit de aulas, reestabelecer uma saudável rotina de estudos, preservar laços afetivos e não permitir que nossos alunos adoeçam pela inevitável quarentena.

Nossa prioridade, como instituição de referência educacional, é a qualidade do projeto de ensino. Desta forma, o Colégio La Salle Núcleo Bandeira, apresenta anexo o novo cronograma, elaborado considerando a suspensão das aulas até 31 de maio, como prevê o decreto nº 40.583 do governo do Distrito Federal. Foram retirados os recessos entre os feriados e incluídos sábados letivos. Reduzimos o recesso do mês de julho, mas consideramos importante garantir período de descanso para alunos e educadores. O ano letivo foi estendido com acréscimo de aulas em dezembro.

Apesar da Medida Provisória Nº 934 dispensar a obrigatoriedade do cumprimento dos 200 dias letivos, o novo calendário foi construído com acréscimo de dias, resultando em mais de 200 dias. O objetivo é potencializar a aprendizagem dos estudantes no retorno às aulas presenciais. O Colégio realizará avaliações diagnósticas individuais, oferecendo oficinas de aprendizagem e aulas de apoio aos alunos que necessitarem, com o intuito de retomar conteúdos fundamentais e garantir a qualidade da educação.

Que o bom Deus acompanhe a cada família neste e em todos os momentos da vida. Estamos juntos e confiantes de que este tempo de reclusão passará o mais breve possível.

Viva Jesus em nossos corações. Para sempre!

Atenciosamente,

Prof. Rodrigo Santos