20/11/2013

Jogos Matemáticos (Atividades práticas)

JOGOS MATEMÁTICOS (ATIVIDADE PRÁTICA)

Objetivo Geral: Mostrar aos alunos que é possível relacionar conteúdos matemáticos e o lúdico. Que podemos aprender brincando, mesmo cursando o Ensino Médio.

Objetivos Específicos:

• Abordar conteúdos matemáticos de séries anteriores e também da 1ª série do Ensino Médio (que é a série que estão cursando).
  • Relacionar jogos já conhecidos com conteúdos matemáticos.
  • Trabalhar habilidades e competências relacionadas ao raciocínio lógico.
  • Brincar, de modo que não deixassem de estudar e aprender.

Conteúdos abordados: As 4 operações, potenciação, radiciação, equações de 1° e 2° graus, matemática financeira (juros simples, composto e porcentagem) e geometria espacial.

Foram confeccionados 15 jogos, todos adaptados com a matemática, dentre eles: jogo da velha, jogo da memória, dama, uno, detetive e muito mais.

Material utilizado: madeira, cartolina, tabuleiros, folha EVA, etc.

Data da apresentação 07/11

As equipes foram distribuídas no pátio da escola, na quadra e também na sala 1, durante toda manhã outras turmas, de acordo com uma escala pré estabelecida passaram pelo local juntamente com seus professores, podendo jogar e aprender com os próprios alunos do 1° ano que ficaram incumbidos de ensinar seus jogos.

Foi uma experiência incrível, eles fizeram um trabalho muito além do que eu esperava até mesmo pela idade que eles têm. Foram muito organizados, comprometidos e realmente entenderam o projeto. Com isso foi possível equipar nosso laboratório de matemática, muitos jogos já estão disponíveis para qualquer professor trabalhar.