18/07/2017

60 anos de história do colégio La Salle

Para comemorar os 60 anos de existência do colégio La Salle Núcleo Bandeirante, no dia 14 de junho de 2017, a direção organizou uma belíssima cerimônia solene para os colaboradores, Irmãos lassalistas e algumas famílias dos atuais alunos. Para deixar essa festa ainda mais significativa, tivemos a hora da presença do Irmão Edgar Nicodem, provincial da província Brasil- Chile.

Foi uma ocasião memorável a todos que fizeram e fazem parte dessa história e com o objetivo de honrá-los foram entregue placas de homenagem a representantes dos colaboradores, professores e ex-alunos.

História do La Salle Núcleo Bandeirante

No ano de 1957, Brasília ainda não tinha sido inaugurada. No entanto, no coração do Planalto Central, já havia milhares de pioneiros trabalhando na construção da capital federal. Além dos sonhos dentro da mala, muito desses trabalhadores trouxeram as esposas e os filhos juntos. O local de moradia desses pioneiros era a antiga Cidade Livre (atual Núcleo Bandeirante).

Na época, o coordenador da Novacap, Lúcio Costa, atento a situação dessas famílias pioneiras, solicitou ao engenheiro Bernardo Sayão que construísse uma escola destinada aos filhos dos operários. Assim, em um barracão de madeira, criou-se a Fundação Ginásio Brasília que, em 1959, passou a ser conduzida pelos Irmãos Lassalistas.

Nesse período, o Ginásio Brasília (GB) oferecia ensino até a 8ª série. Além de um espaço educacional, era também um ponto de diversão das famílias desses imigrantes que, aos finais de semana, participavam dos tradicionais bailes e festivais da época.

Muitas gerações de avós, pais e tios dos nossos alunos estudaram no conhecido e saudoso “GB”, o que faz com que o La Salle Núcleo Bandeirante seja considerado um colégio de muita tradição na cidade. Temos um imenso orgulho de fazer parte da história pioneira de Brasília.

Atualmente, a instituição atende mais de 1000 alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio e contribui no processo de construção do conhecimento e no desenvolvimento integral de crianças e da comunidade.