16/05/2017

Biblioteca promove gincana literária

Biblioteca promove gincana literária hotsite da gincana literária

Todo ano a biblioteca faz uma gincana literária que premia quem mais lê e participa das atividades da gincana. E em cada ano é escolhido um gênero literário que terá enfoque na gincana. Este ano será trabalhado o gênero da ficção científica com o projeto Galaxy Reader.

A gincana foi toda ambientalizada no tema abordado: foi criada uma agencia interplanetária que está convocando os alunos a explorar o universo (através da literatura). Os alunos recebem um pagamento em uma moeda fictícia (o QUID) para cada página de livro lida. Com esse dinheiro, podem construir sua nave espacial para cumprir as missões disponibilizadas. Os alunos marcam pontos fazendo resenhas (chamados de Relatório de viagem), preenchendo fichas de leitura (coleta de dados) e cumprindo missões.

Toda semana será disponibilizada uma nova missão, que será uma atividade específica (pode ser um quiz, uma caça ao tesouro pelo colégio, uma pesquisa na internet etc.). A missão tem pré-requisitos que são atendidos com a nave que os alunos construírem. Assim eles vão somando pontos e no final do ano serão premiados os vencedores.

O gênero de ficção cientifica foi dividido em subgêneros (steampunk, distopia, cyberpunk, space opera e hard sci-fi). O foco é na ficção científica, mas não exclui os outros gêneros. "Ano passado fizemos com romance policial e os livros da Agatha Christie começaram a sair das estantes e fizeram o maior sucesso" comenta o bibliotecário Jonas.

Todas as atividades e informações da nave, bem como o ranking, estão disponíveis no hotsite do projeto, acesse: