07/04/2017

Aula prática facilita a compreensão da matemática

O paradigma de que “matemática é difícil” faz com que muitos alunos tenham receio e dificuldades em estudar a disciplina. Para afastar-se desse estereótipo, é fundamental  relacionar o conhecimento teórico com a solução de situações concretas. As professoras de matemática, Tatiana e Renata, desenvolveram atividades para facilitar a aprendizagem dos conteúdos da disciplina com os alunos do 8º ano do Fundamental e com os da 1ª série do Ensino Médio.

Para facilitar a compreensão e a confirmação do conceito de número quadrado perfeito, aos alunos do 8ª ano, a professora Tatiana orientou-os a desenhar e colorir os quadrados das raízes solicitadas na malha quadriculada. O quadrado perfeito é qualquer número natural que possa ser representado pelo quadrado de um número também natural. Uma qualidade desse tipo de número é que, dentre os números naturais, apenas os quadrados perfeitos têm raízes quadradas exatas.

Já com os alunos da 1ª série do Ensino Médio, a professora Renata, trabalhou as competências da leitura e da interpretação, cada vez mais presentes em vestibulares, com a construção de gráficos por meio de uma função de 1° grau do tipo f(x) = ax + b. Os alunos no primeiro momento encontraram as respectivas funções e em seguida fizeram a representação gráfica em papel milímetrado no laboratório de matemática. A professora explica que o gráfico é im instrumento que facilita a compreensão. “A característica de um gráfico cartesiano é basicamente mostrar como uma grandeza varia em função de outra", disse.