03/04/2017

5º ano participa de programa contra às drogas

Na última quinta-feira, dia 30, iniciou-se mais uma edição do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvido há 7 anos, no Colégio La Salle Núcleo Bandeirante. A iniciativa é um programa preventivo, sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, voltado para crianças do Ensino Fundamental (5º ano) desenvolvido pela Polícia Militar.

O programa consiste em um reforço cooperativo entre a Polícia Militar, escola e família para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. A ênfase do PROERD está em auxiliar os estudantes a reconhecer e resistir às pressões diretas ou indiretas que podem influenciá-los a experimentar drogas, ou mesmo a se engajar em atividades violentas.

A orientadora educacional Lorraine Mendes destaca que o PROERD tem um papel fundamental na transmissão de valores. “É perceptível às mudanças de comportamento dos estudantes antes, durante e depois do curso. Eles ficam mais comprometidos um com os outros e se respeitam mais”.

O PROERD é organizado em 10 lições, de cinquenta a sessenta minutos de duração, ministrado por um policial militar fardado, especialmente, treinado para a atividade, esse ano o policial Enio. Os encontros acontecem uma vez por semana, no horário de aula, durante um trimestre. A última lição é uma formatura em que as classes são envolvidas.