30/03/2017

Alunos vivenciam a realidade do Ensino Superior

Pensar no futuro e escolher uma carreira profissional para muito jovens é um grande desafio. Atenta a essa situação, a orientadora educacional Marta Lima, na última quarta-feira, dia 29, deu inicio ao projeto de Orientação Profissional com os alunos concluintes do Ensino Médio. O objetivo da iniciativa é mostrar os diferentes campos profissionais para que o estudante faça a melhor escolha.

Inicialmente, foi realizada uma reflexão em sala de aula sobre a profissão e a carreira e ao final aplicada uma pesquisa de interesses. No turno vespertino, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o campus do Uniceub da Asa Norte. O objetivo da visita foi aproxima-los da realidade da educação superior. No Uniceub, conheceram a biblioteca, assistiram a uma palestra com uma estudante de engenharia e foram divididos para conhecerem os cursos de acordo com a área de interesse.

Apoio fundamental dos pais

Na maioria das vezes, os pais sonham que o filho siga a mesma carreira profissional que eles, mas é preciso estar atento para que esse desejo não cause sofrimento ao jovem. A orientadora educacional Marta frisa que os pais precisam apoiar e respeitar a carreira profissional que o filho escolher. “Eles podem auxiliar o jovem levando-o a conhecer a realidade profissional que deseja seguir. Por exemplo, caso o filho queira ser médico, o estudante deve ter contato com a rotina de um hospital ou se desejar ser advogado, pode conhecer um escritório de advocacia”, destacou.