10/03/2017

Estudantes participam de projeto de hábito de estudo

É recorrente muitos estudantes chegarem à faculdade sem o hábito de estudar, infelizmente, isso é resultado da ausência de rotina que deve ser estabelecida nas séries iniciais da educação básica. O Colégio La Salle Núcleo Bandeirante atento a essa realidade desenvolve, por meio do Serviço de Orientação Educacional juntamente com o Serviço de Coordenação de Turno e a Biblioteca Machado de Assis, o projeto Hábitos de Estudos para as turmas do 3º ano do fundamental a 3ªsérie do Ensino Médio. O objetivo do projeto é estimular os alunos a capacidade de organizar uma rotina de estudos com uma melhor administração de tempo e com maior ganho de concentração.

No encontro da última terça-feira, dia 07, na biblioteca, a orientadora Lorraine Mendes explicou sobre os estilos de aprendizagem que são divididos em: visual, auditivo e sinestésico. O aluno visual aprende desenhando ou grifando informações que precisam lembrar, o auditivo, por sua vez, com a repetição de conteúdos oralmente com os olhos fechados e os sinestésicos com atividades práticas.

“Estudar todo dia um pouquinho e sempre fazer exercícios são dois hábitos que vocês precisam ter para o resto da vida”, enfatizou a orientadora Lorraine Mendes. O bibliotecário Jonas Borges lembrou que a revisão diária serve para reduzir a curva de esquecimento que ocorre após 24 horas depois de ter contato com o conteúdo.

Os alunos receberam um questionário autoavaliativo para identificarem o estilo de aprendizagem. Ao longo do projeto, os estudantes serão orientados na elaboração de um planejamento de estudos eficaz. O que fará com que os estudantes assumam uma postura adequada de acordo com o tipo de aula; percebam quais as melhores e mais eficientes métodos de estudo; compreendam em que tipos de provas ou atividades possuem mais habilidade e em quais apresentam dificuldades para exercitá-las.

Dicas e Técnicas de Estudo

No ano passado, foram ensinadas duas técnicas: mapas mentais e técnica de pomodoro. A primeira consiste em fazer desenhos sobre o assunto estudado a fim de facilitar a memorização do conteúdo. A segunda é uma forma de gerenciar o tempo, dividindo o período de estudos em pequenos blocos com intervalos para melhorar a produtividade.