Em 2024, o Curso de Teatro La Salle Abel completa 35 anos de existência, fazendo da arte uma ferramenta de ensino, do tablado uma sala de aula. Unir a arte e a educação, por vezes, pode ser desafiador, mas através do lúdico, o aprendizado também é transmitido e o conhecimento se torna ainda mais atrativo para as nossas crianças e adolescentes. Este ano, o Curso de Teatro trouxe alguns espetáculos, incluindo versões atualizadas de clássicos já apresentados anteriormente, como o #Valores. Em outubro, foi a vez das peças O Eclipse Mágico e Farsas & Disfarces. Você confere a seguir mais detalhes sobre estas encenações escritas, dirigidas e produzidas por Andrea Soares, educadora à frente do Curso de Teatro:
O que acontece quando Sol e La se encontram? Ou melhor, quando o Circo Sol e o Circo Lua se unem? Em “O Eclipse Mágico”, espetáculo do Curso de Teatro La Salle Abel, encenado por estudantes dos Anos Iniciais e Anos Finais, os valores da amizade e do respeito às diferenças tomaram conta do palco, em um espetáculo repleto de magia. O enredo trouxe uma excursão escolar que, dessa vez, já não contava com o motorista de ônibus de sempre para levá-los ao trajeto final: o Acampamento Silver. Durante o trajeto, o transporte quebrado, fez os alunos não apenas conhecerem os circos citados, como levarem os próprios integrantes dos Circos para uma série de descobertas, incluindo do novato motorista.
Em “O Eclipse Mágico”, peça encenada por estudantes do Ensino Fundamental, tanto os atores quanto os espectadores puderam refletir sobre a importância da união, capaz de fortalecer laços, relações e ultrapassar problemas, incluindo os familiares.
Quem tentou matar Sora Butterfly? No enredo do espetáculo Farsas & Disfarces, um crime chocou a high society dos famosos que integram o núcleo da novela “Coração Em Chamas”: a cantora internacional, que faria uma participação na teledramaturgia, foi envenenada durante a festa do capítulo 100. Mas quem seria capaz de tamanha crueldade? A quem interessava o silêncio de Sora Butterfly? Seriam os atores de “Coração Em Chamas”, sedentos por holofotes? Segredos e mistérios integram o tema desta comédia policial, uma releitura atualizada da apresentada inicialmente em 2016.
A peça foi interpretada por estudantes dos Anos Finais e do Ensino Médio, e também contou com a representação de um Red Carpet ao longo das cenas, além das interações da detetive Karina e sua assistente Jacqueline na busca por um (ou vários) culpados.
Estas foram algumas das encenações de 2024 que perpetuaram o intuito do Curso de Teatro La Salle Abel: fazer da arte um meio de educar, ir além da sala de aula e demonstrar que o conhecimento pode ser transmitido em diferentes formatos. O Colégio La Salle Abel também parabeniza a educadora Andrea Soares pelos seus anos de dedicação a esta Atividade Extraclasse.
Vida longa ao Curso de Teatro La Salle Abel!
Por Maria Eduarda Barros
Comunicação e Marketing La Salle Abel