No dia 11 de setembro, o palco do Teatro Abel se tornou sala de aula. Se tornou o pátio. Se tornou ponto de encontro de amigas de infância. Através do espetáculo #Valores, o Curso de Teatro La Salle Abel do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental Anos Finais apresentou para os estudantes dos Anos Iniciais uma série de esquetes que remeteram à situações cotidianas. A iniciativa contou com o apoio da coordenação pedagógica do Ensino Fundamental I, que não apenas levou os lassalistas deste segmento para assistir, como também discutiu com os estudantes acerca do que foi apresentado. Em cada uma dessas encenações, uma lição era trazida à plateia para gerar reflexões e, principalmente, o aprendizado de valores que são essenciais ao convívio fraterno em sociedade.
Usar o teatro como uma maneira de potencializar o aprendizado dos lassalistas também está inserido na pedagogia de projetos do colégio, que busca ensinar não apenas os conteúdos fundamentais para a formação profissional, mas, principalmente, os princípios essenciais para a vida, incluindo os valores que foram apresentados na esquete. Assuntos como cuidados com o patrimônio, respeito às diferenças e combate ao bullying foram retratadas no tablado para reiterar aos educandos atitudes que precisam ser repensadas e/ou replicadas. “Vivenciar esses momentos são tão relevantes para os alunos pois mantém a ideia de que os valores estão presentes na nossa vida, independente de qualquer situação. E não basta apenas entender, é importante viver isso, então, este projeto é muito significativo para nós”, disse Evelyn Morgado, orientadora educacional dos Anos Iniciais.
O elenco das esquetes foi composto por integrantes dos Anos Finais participantes do curso de teatro. Como Nathália Gusmão, que em entrevista, trouxe seu ponto de vista acerca da receptividade dos colegas espectadores: “Eu acho que as crianças têm, às vezes, uma dificuldade de aprender com os adultos, porque eles costumam ensinar de uma forma muito rígida. Com coisas mais lúdicas, fica interessante para poderem entender o recado e se inspirarem em quem está ali, com mais idade e com mais experiência”.
As parceiras de elenco Theodora de Carvalho e Lua Rodrigues, com quem Nathália contracenou, parecem concordar, além de também terem suas opiniões acerca da exibição das esquetes: “É uma vivência para os mais novos que podem até verem e se identificarem com atitudes que acontecem no dia a dia. E é como nos baseamos para fazer essas cenas porque a maioria foram vivenciadas por nós”, disse Theodora, que teve a fala complementada pela amiga Lua: “Nós servimos de exemplo para estes alunos, por sermos mais velhos. Como você conhece algo? Mostrando que aquilo é errado. Nós os entendemos, até porque quando eu era da idade deles também aconteceram várias dessas cenas”.
Esta não foi a primeira vez que o espetáculo #Valores foi apresentado no Teatro Abel e a origem dele começa em 2014, com um outro projeto: o #SomosTodosAmigos. Este, retratava as amizades no cotidiano escolar e a importância do respeito e da união em todas elas. Graças a recepção positiva dos lassalistas, que se enxergaram em muitas das cenas, esta peça chegou a 6 temporadas. O sucesso com as crianças, fez nascer uma ramificação, o então espetáculo #Valores, para frisar, agora, a relevância do respeito em qualquer situação e dos princípios básicos que devem integrar a essência de todo estudante do La Salle Abel.
As esquetes trouxeram situações cotidianas referentes ao comportamento, reforçando a importância da educação para uma sociedade mais fraterna e harmônica. Trazer este espetáculo para os Anos Iniciais é também uma maneira de tornar o aprendizado lúdico e atrativo, proporcionando aos alunos saberes que excedem a sala de aula e são para a vida. Através desse projeto, reforçamos valores fundamentais para formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, atuantes no seu entorno, autônomos e com pensamento crítico. Por isso a importância de ensinar certos princípios desde a infância.
“Eu já tive relatos de professores dizendo ‘elas estavam conversando entre si, de repente, uma menininha falou: ‘Olha, você está parecendo aquela personagem que fica mandando em tudo’”. Esta foi uma das questões abordadas, às vezes, mesmo que sem intenção, há um espírito de liderança nato no aluno e este começa a comandar demais e os outros acabam sem saber como lidar com a situação. Nós buscamos mostrar que todos têm direito a escolher conversar”, relatou Andrea. Maria Pizzeli, uma das espectadoras de #Valores, foi questionada sobre o que achou da peça e, aparentemente, captou a essência do objetivo: “temos que dar valor às nossas amizades e respeitar”.
Assim como foi transmitido a Maria, há 35 anos o curso de Teatro La Salle Abel busca disseminar os valores da filosofia lassalista através do lúdico, da arte e da educação cuidadosa, que acolhe as dúvidas e não discrimina, mas sim, ensina. Seja no tablado ou na plateia, o uso do teatro é mais uma das nossas ferramentas que reforçam o compromisso com um ensino de excelência, que prepara nossos estudantes com valores para a vida.
Por Maria Eduarda Barros
Comunicação e Marketing La Salle Abel