Pastoral Escolar

Pastoral Escolar

O Setor de Pastoral tem como principal missão zelar para que a dimensão de pastoral, compreendida como cuidado e como processo de crescimento intelectual, existencial e espiritual seja fortalecida em cada integrante da escola. 
 
A partir desta missão e compreensão, o Setor de Pastoral passa a ter dupla função: de um lado, cabe-lhe a tarefa de contribuir, juntamente com os demais setores, para que a Comunidade Educativa viva o processo de Escola em Pastoral; de outro, ele possui a função de atender as atividades pastorais que são desenvolvidas, na e pela escola.  Para atender estas duas funções e orientar os trabalhos no seu todo, existe o Plano de Pastoral da Província, divulgado e assumido em todas as unidades de ensino da Rede La Salle.
 
O Plano do Setor de Pastoral procura destacar as principais atividades e projetos que serão desenvolvidas pela Pastoral durante cada ano e os programas de Formação, Ação e Espiritualidade. Estas atividades e projetos que o compõem, tem o objetivo de contemplar os diferentes segmentos da Comunidade Educativa: as crianças, os adolescentes, os jovens, os educadores (funcionários e professores), as famílias, etc.
 
 
 
 
 

Projetos Especiais

  • Juventude Lassalista
    fechar

    Juventude Lassalista


    O Plano da PJEL - Pastoral da Juventude Estudantil Lassalista - fruto de um trabalho coletivo de Animadores de Pastoral, Assessores dos Grupos de Jovens e Equipe Provincial de Jovens, com os Grupos de Base, lançou nova metodologia.  
     
    Textos bíblicos, dinâmicas, referências lassalistas... são utilizados como bases no desenvolvimento das atividades. Uma frase de Fernando Pessoa inspira esta nova proposta: "Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos".

     Objetivos do Grupo de Jovens:
     
    - Promover a formação integral do jovem estudante, através da organização de grupos de jovens, que se reúnem de modo sistemático, na escola, vivenciando, em cada realidade, os processos de formação, a partir de um itinerário de educação na fé;
     
    - Incentivar o jovem estudante a assumir o seu protagonismo, a exemplo de Jesus Cristo, em prol de uma educação libertadora e transformadora, a partir da realidade local.
     
     

    • O Grupo de Jovens conta com a participação de estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio.
  • Abraço Solidário – Voluntariado
    fechar

    Abraço Solidário – Voluntariado

    Nós, Lassalistas, comprometidos com a causa da educação, acreditamos em um modo de educar que centraliza a atenção, primeiro, na pessoa humana. Dentro de um Projeto maior, que envolve desejos, aspirações, sonhos e realidades, que é o projeto de Deus, educadores e educandos fizeram nascer o Projeto Abraço Solidário, que deu origem ao Projeto Voluntariado.

     
    Projeto Abraço Solidário
     
    Desde o ano de 2004, no Colégio, cresceram ações e expressões de solidariedade e promoção da cidadania. Nessa perspectiva, criou-se o Projeto Abraço Solidário para congregar as ações de cunho social e solidário desenvolvidas pela comunidade escolar.
     
    Orientado por princípios extraídos do Plano Estratégico da Rede La Salle de Educação, o projeto reúne ações voltadas para o estreitamento com a comunidade do bairro Santo Antônio, além de ter o desafio de sensibilizar os estudantes para a consciência solidária.
     
    No bairro, o projeto realiza ações dirigidas a duas faixas etárias: pessoas da terceira idade e crianças em situação de vulnerabilidade social.
     
    Para as pessoas que vivem a fase da terceira idade o Colégio realiza gratuitamente o curso de Inclusão Digital e Oficinas de Educação Física, com formação contínua, encontros semanais e orientação de profissionais das áreas, nas dependências do Colégio.
     
    Já as crianças de instituições sem fins lucrativos, como o IAPI e o Lar São José, participam de atividades pensadas e organizadas com os estudantes do Colégio, orientados pelos professores.


    • No ano de 2008, os professores perceberam que o projeto precisava ganhar aliados mais fortes na execução das ações. Com isso, as atividades assistenciais ganharam reforço através da articulação nas próprias salas de aula, especialmente da 7ª série do Ensino Fundamental, originando o Projeto Voluntariado, que conta com a participação de mais de 25 alunos, das turmas 171 e 172, que semanalmente, auxiliam, com oficinas educativas e recreativas, o IAPI – Instituto de Assistência e Proteção à Infância.
  • Catequese
    fechar

    Catequese

    Informamos a comunidade Antoniana, que as aulas de Catequese não acontecerão mais no Colégio.

    Para informações sobre inscrições e horários da catequese 2016, clique aqui.

    • Em 2016 as aulas serão realizadas na Paróquia da Igreja Santo Antônio do Partenon.
Pastoral Escolar

Equipe Pastoral Escolar

Coordenador de Pastoral: Adriano Jaco Sauer
E-mail: pastoral.santoantonio@lasalle.org.br
 
 

Telefone

51 3223-1078

Atendimento por E-mail

pastoral.santoantonio@lasalle.org.br