Após pesquisa e coleta feita
pelos alunos do 4º ano, os alunos concluíram que as rochas são matérias
encontradas na natureza. Que o planeta Terra é rico em minerais e que esses
minerais se diferenciam de acordo com os eventos naturais que ocorrem durante
sua história geológica. Identificaram-se as áreas de onde são extraídos os
cascalhos, suas formas e cores, bem como se são originários de rochas
sedimentares, ígneas ou magmáticas, metamórficas. Percebeu-se que as rochas não
são iguais e podem ser divididas em:
·
Sedimentares,
como o arenito, o calcário e conglomerados (cascalhos comuns em cursos de água,
das beiras dos rios): cascalhos (seixos) de quartzitos; cascalhos (seixos)
dolomíticos; cascalhos (seixos) metamórficos; cascalhos de quartzo (ametistas)
formados por camadas e grãos organizados, resultado das partículas depositadas
em um determinado local por milhões de anos.
·
Ígneas
ou magmáticas, como o basalto e o granito, diorito e andesito
são lisas e têm granulação mais fina. (Constituídas após resfriamento de magma)
·
Metamórficas,
como
granito (gnaisse) e quartzito,
mármore (calcária), ardósia (argila) constituídas por recristalização, com
faixas paralelas e tonalidades claras (modificadas por alteração nas condições
de temperatura e da pressão).
Principais usos: granito
e mármore (pias de banheiro e cozinhas, assoalhos, paredes...) quartzo
(massagem, enfeites, joias) basalto (calçamento de ruas, brita ...) outros.
Os alunos realizaram
pesquisas no site, coletaram nos ambientes perto de suas casas, catalogaram,
trouxeram e realizaram uma partilha sobre a experiência com a turma sobre cada
tipo de pedra.