09/10/2017

ESPAÇO URBANO: A CIDADE IDEAL

“Por meio de uma maquete é possível ter o domínio visual de todo conjunto espacial que é sua temática e por ser um modelo tridimensional, favorece a relação entre o que é observado no terreno e no mapa.” (Santos, 2009, p.14).

O conceito de maquete acima contempla o pensamento de educadores a respeito de um recurso didático já bastante conhecido nas escolas. E com o objetivo de trazer a criatividade e o protagonismo para a sala de aula, os estudantes da 2ª série do Ensino Médio foram instigados na disciplina de Geografia a representar em uma maquete “A CIDADE IDEAL”, assim desempenhando o papel do urbanista Lúcio Costa que projetou a cidade de Brasília e também os desafios propostos da arquitetura de Oscar Niemeyer.

Ao final da atividade, foi notado que os objetivos do trabalho foram atingidos, pois os estudantes conseguiram criar a sua cidade. Por outro lado, foi constatado que existem imensos desafios para conseguir aliar o Estatuto da Cidade e o Plano Diretor com a prática.