24/05/2016

2º Reunião de Pais da Escola da Inteligência

Aconteceu na noite de segunda-feira (23) a 2º Reunião de Pais da Escola da Inteligência no Colégio La Salle Niterói. Esse encontro tratou o capitulo dois do Livro da Família, com o tema: “Os sonhos e a perseverança”.

Ministrada pela Orientadora do Colégio, Maria Cláudia, a conversa levou aos pais e responsáveis pelos estudantes a indagar sobre o que as famílias pensam sobre o futuro dos seus filhos. “O que sonham para seus filhos?” essa pergunta gerou em quase todos a mesma resposta, que eles sejam felizes. Para a maioria das famílias, indiferente se querem netos, que seus filhos sejam profissionais de determinadas áreas ou que tenham uma vida bem sucedida, o que realmente sonham é pela felicidade no final da jornada.

E é exatamente por isso que o projeto da Escola da Inteligência vem trabalhar o emocional das crianças e adolescentes, essas reuniões não são para falar sobre as notas, mas sim as emoções que precisam enfrentar na jornada educacional e profissional deles. Por essa razão os pais presentes tiveram que refletir e sobre as diferenças das gerações, a deles e de seus filhos. Essa nova geração de pais tem o pensamento voltado na busca pela felicidade dos filhos, que difere dos seus pais, que conduziam ou restringiam as escolhas de profissão ou até mesmo a obrigação de iniciar a trabalhar mais jovens.

Nos dias de hoje o jovem permanece mais tempo na casa dos pais, entre colégio, faculdade e pós-graduação os filhos permanecem no abrigo seguro das famílias esperando a busca da felicidade. Mas muitas vezes essa superproteção que os pais tem com seus filhos, para evitar sofrimento, também evitam o crescimento deles. Esse é um dos maiores erros que os pais comentem, afinal querem dar o que muitas vezes não tiveram, ou “facilitar” a trajetória dessa busca pela felicidade.

Se o jovem estiver bem amparado, ele terá sonhos e segurança, mas precisa ter liberdade para cometer erros para aprender. Por isso é importante o diálogo em casa, para saber o que eles querem para os seus projetos de vida. Em contra partida, a família precisa estar preparada para trabalhar com as frustações dos filhos.

Para melhorar o diálogo da família, foi sugerido que os pais contassem aos filhos as suas histórias de vida, os sonhos, as realizações, as frustrações, etc. Afinal, a vida é essa montanha russa de emoções e é preciso compartilhar para haver diálogo.

Como tema de casa, foi solicitado que as famílias realizassem a tarefa do livro da página 46, o Mural dos Sonhos. É preciso construir com conversa com os filhos, os sonhos deles, os dos pais, o prazo deles e como alcança-los.