Ensino Médio

Ensino Médio

Consolida e amplia os conhecimentos construídos nos níveis de ensino anteriores, aprimorando a formação humana por meio do exercício da ética, da cidadania e do desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico do estudante. Incentiva a construção de um projeto de vida, a preparação para o ingresso na Educação Superior e no mercado de trabalho e a formação para a cidadania. 

No Colégio La Salle Niterói, esse nível de ensino é dividido da seguinte maneira: 

Ensino Médio - 1ª, 2ª e 3ª série

 - Livro de Orientações Ensino Médio 

*Para melhor leitura, clique na opção "Fullscreen" no canto direito do quadro.

 

Somos La Salle Niterói

Principais Projetos Desenvolvidos

  • Programa Ensino Médio
    Fechar

    Programa Ensino Médio

    Pretende-se através deste programa proporcionar atividades visando à aprendizagem nas diversas áreas do conhecimento e o desenvolvimento na área pessoal e profissional. São oferecidos simulados e oficinas preparatórias para o ENEM e vestibulares, orientação profissional, além de palestras com temas diversos.

  • Saídas Pedagógicas Interdisciplinares
    Fechar

    Saídas Pedagógicas Interdisciplinares

    Em culminância com os conteúdos trabalhados em sala de aula nos componentes curriculares e com os projetos desenvolvidos pelas turmas, são realizadas as saídas pedagógicas interdisciplinares que agregam e enriquecem conhecimentos, evidenciando a importância da relação entre teoria e prática.

  • Aulões
    Fechar

    Aulões

    Conteúdos preparatórios para o ENEM e vestibulares, por meio de temas atuais, que aproximam o aprendizado dos estudantes com metodologias ativas.

  • Mostra de Iniciação Científica
    Fechar

    Mostra de Iniciação Científica

    Projeto de incentivo à pesquisa científica, no qual os estudantes realizam trabalhos sobre temáticas atuais e, posteriormente, apresentam para a comunidade educativa. 

  • Grupos de Jovens
    Fechar

    Grupos de Jovens

    Os grupos de jovens são o espaço de formação integral e desenvolvimento de lideranças que os estudantes de 7º ano a 3ª série do Ensino Médio participam. Em um clima de espiritualidade jovem, eles reúnem-se semanalmente, durante 1h30, para vivenciarem um itinerário de formação que promove o crescimento pessoal e comunitário.

    Os grupos de jovens são vinculados à Pastoral da Juventude Estudantil (PJE), organização que dentro da Igreja representa os jovens estudantes. No grupo, o/a jovem desenvolve seu projeto de vida, base sólida para que possa realizar suas escolhas, estabelecer seus compromissos pessoais e tecer sua relação com o mundo. Nessa proposta de trabalho os jovens desenvolvem espiritualidade, autonomia, oratória, dicção, empatia, capacidade de sistematização e amplia o seu horizonte de visão e compromisso com o mundo.