Projetos Especiais

Além de criar um clima favorável à construção do conhecimento, que é o maior diferencial do La Salle Niterói, o colégio também oferece projetos multi e interdisciplinares que priorizam a reflexão, a experiência e a interação. Confira!

  • Escola da Inteligência

    A Escola da Inteligência é um programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury, a metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. Todos os envolvidos - professores, alunos e familiares – são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico. Atualmente, o Programa atende diretamente mais de 200 mil alunos em escolas de todo Brasil.

    O programa é composto de produtos e serviços, incluindo um kit específico de material gráfico para alunos, pais e professores, potencializando a aprendizagem de forma significativa e prazerosa. Anualmente, cada aluno participante do Programa recebe um certificado nacional e internacional que pode ser utilizado no seu desenvolvimento acadêmico e futuramente profissional.

    Assista o vídeo de Apresentação Escola da Inteligência

     
    Saiba mais em:

  • Gentileza gera gentileza

    Este projeto, que foi contemplado pelo Prêmio Fundação La Salle em 2013 e recebeu o 9º Prêmio de Responsabilidade Social do SINEPE/RS, abrange todos os níveis de ensino do colégio. 

    Seu objetivo é colocar em prática uma das preocupações de La Salle que é a de ensinar a bem viver. Através da sensibilização e envolvimento da comunidade educativa, procura-se estabelecer laços de gentileza e cuidado, valorizando tudo o que compreende a vida. 

  • Projeto Especial: Liderança

    As turmas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio contam com líderes e vice-líderes de turma, que têm a missão de ser elo de comunicação nas turmas. A escolha é realizada através de eleições, com direito a campanha eleitoral e votação. Os líderes recebem formação e acompanhamento ao longo do ano letivo.

  • Projeto Especial: Orientação Profissional

    O projeto desenvolvido pelo setor de Orientação Educacional auxilia o jovem na estruturação de um projeto de vida. Nos encontros oportunizados aos alunos do Ensino Médio são oferecidas palestras, aplicação de testes vocacionais e todos são estimulados a buscar o autoconhecimento para fazer suas escolhas. 

  • Sou Solidário

    O Sou Solidário é um projeto de voluntariado aberto a toda Comunidade Educativa. Vencedor da prata no 14º Prêmio de Responsabilidade Social do SINEPE/RS, na categoria Participação Comunitária, este projeto visa promover e fortalecer laços de solidariedade, cidadania e transformação social. Além disso, o projeto também é um caminho para quem deseja viver uma experiência solidária.

    O voluntariado faz parte da essência lassalista desde o início da missão idealizada por São João Batista de La Salle (1651-1719), de ajudar quem mais precisa por meio da educação.
     

  • Sementinha Lassalista

    Este projeto visa proporcionar às crianças a vivência da espiritualidade, desenvolvendo competências socioemocionais a partir do legado de São João Batista de La Salle.