18/04/2016

1º Palestra Escola da Inteligência - Pais

O Colégio La Salle Niterói realizou na noite dessa segunda-feira, 18/04, a 1ª Palestra da Escola da Inteligência com o tema “Cruzando Mundos Emocionais”. Nela foi trabalhado o Capítulo 01 do Livro da Família: A gestão da emoção, livro que foi entregue aos pais nesse primeiro encontro. A Escola da Inteligência realizará outros encontros durante esse ano letivo, no qual tratará cada capitulo desse livro.

O dialogo dessa palestra trabalhou as relações interpessoais, que são as relações sociais, familiares, escolares e cotidianas que estabelecemos com os outros. A palestrante Juliana mostrou os objetivos da Escola da Inteligência, trouxe dicas, contou casos e realizou dinâmicas com os pais.

Em uma dessas dinâmicas, no qual ficou como “tema de casa”, o responsável desenhou um gráfico cruzando as idades dele com os dos filhos e marcou pontos marcantes da sua memória. Após, em casa, realizará essa mesma dinâmica questionando aos filhos quais momentos foram marcantes para eles. O retorno dessa atividade mostra que muitas vezes a família vive momentos especiais para seus filhos e que são despercebidos.

Também reforçou a importância de cruzar esses mundos emocionais e compartilhar suas histórias. Citou quatro pontos essenciais para construir relações interpessoais saudáveis:

1 – Aprender a ler a história que cada pessoa traz consigo;
2 – Conhecer as dificuldades que todas as pessoas possuem e ter consciência de que ninguém é perfeito;
3 – Julgar menos e compreender mais. Criticar menos, e elogiar mais. Reclamar menos e agradar mais;
4 – Trocar experiências de vida. Falar sobre o que está nos solos da nossa alma com nossos cônjuges e filhos.

Para finalizar esse momento, foi solicitado 02 atividades para se realizar durante as próximas semanas:

Primeiro, a atividade da página 32 do Livro da Família, que tem como objetivo resgatar o diálogo entre a família. E, que todas as famílias realizem registros, através de fotos e/ou vídeos, dos momentos marcantes com a família. Pode ser um jantar, um passeio ao parque, entre outros. E que esses registros sejam publicados no Facebook com a legenda #ESCOLADAINTELIGENCIA.