04/11/2015

Pré 2: Transformando brincadeira em conhecimento

Buscar um ambiente lúdico na Educação Infantil é primordial para construir aprendizagens reais e significativas. A ludicidade transforma a brincadeira em conhecimento, assim tornando possível um trabalho que perpasse por todas as áreas do conhecimento, vinculando uma a outra.

Aquilo que a princípio parece uma simples brincadeira, pode se tornar um momento rico em socialização e aprendizagens se o educador conhecer os interesses de seus alunos. Podendo assim, propiciar e planejar aulas diferenciadas com propostas inovadoras que despertem um forte interesse neles. Por essa razão é tão importante o papel do educador enquanto mediador do processo lúdico do aprender.

No colégio La Salle Niterói as turmas do Pré 2, tiveram esta oportunidade de aprender sobre diversas áreas brincando. Os alunos trouxeram durante os momentos livres um apreço por brincar de hospital, então construíram e estudaram a respeito ao longo do primeiro semestre. Passaram por todas as fases, desde a investigação, pesquisas, construção dos “tijolos” (feitos com caixas de leite), confecção das fichas de atendimento, separação das funções e dos setores, como: recepção, triagem, consultório e medicação.

Além disso, os alunos prepararam convites para a inauguração do hospital e foram pela escola entregando a alunos e funcionários. No segundo semestre se realizou então a grande inauguração do “Hospital dos Dinossauros”, nome escolhido pelos alunos em votação. A brincadeira foi se tornando algo sério para os educandos, os quais atendiam seus “pacientes” com cuidado e atenção. Receitavam remédios e davam recomendações. Demonstraram durante estes momentos a preocupação com o outro, e também uma organização em equipe.

A partir do brincar os alunos, com a mediação dos educadores, estruturaram ideias, planejaram e realizaram descobertas a cada dia.