Nesta quarta-feira, dia 14/10, o Colégio La Salle Niterói recebeu a visita do Irmão Provincial da Província La Salle Brasil-Chile e Presidente da Rede La Salle, Ir. Edgar Nicodem. Na ocasião o Ir. Provincial realizou momentos de reflexão com educadores e alunos dos turnos manhã e tarde.
Além de reuniões com a equipe diretiva da Escola, Pastoral, coordenação pedagógica, coordenação de turno e orientação educacional; O Irmão Provincial participou de um momento de encontro de partilha e diálogo com líderes de turma, grupos de jovens e Grêmio Estudantil. Também pode apreciar uma linda apresentação do Grupo de Dança Tradicional Gaúcha e visitar a obra de ampliação do colégio.
O Ir. Provincial visitou as turmas 151 e 152, do turno da tarde, afim de ter um contato mais direto com os alunos e poder interagir de forma mais dinâmica. Nesse momento os alunos puderem entender melhor quem é o Ir. Provincial e suas obrigações com a Rede La Salle. Entre muitas curiosidades apresentadas pelas turmas, Nicolas Gomes Zanço, da turma 152, questionou o Irmão Edgar sobre a necessidade de saber muitas línguas para poder ser um Ir. Provincial e visitar lugares como Moçambique, local onde está sendo construída o novo Colégio da Rede La Salle.
Em retorno a todos esses questionamentos, O Ir. Provincial fala sobre a importância de estudar novas línguas e culturas para o crescimento profissional e pessoal. Dentre a língua mãe, o Irmão Edgar fala inglês, espanhol, italiano e um pouco de alemão; O que fascinou os alunos que pediram para que ele falasse algumas palavras nessas línguas.
Essa visita ao Colégio La Salle Niterói é de grande importância para que tenhamos um olhar externo que analisa a nossa caminhada em um todo. O Ir. Provincial elogia o ambiente bom e de confiança que sentiu entre os educadores e funcionários do colégio.
Segundo ele, o colégio tem capacidade de continuar crescendo com sintonia da comunidade local, e diz contente com “As inúmeras iniciativas dos grupos jovens da pastoral, Patrulha Ambiental, Teatro e o Grupo de Dança, a gente sente que está se fortalecendo a ideia de comunidade educativa. Ou seja, a comunidade como uma segunda casa. ”