28/09/2015

Pré 1 aprende hábitos alimentares saudáveis

Os alunos do Pré 1 realizaram diversas atividades lúdicas e divertidas, relacionadas à leitura recomendada do trimestre, o livro “Saladinha uma bonequinha diferente”, de Liane Guimarães. As atividades visam estimular os alunos à alimentação saudável, aprendendo sobre o corpo humano e suas necessidades, além do exercício de leitura de imagens.

A turma viajou pelo corpo humano, trocando ideias sobre alimentação saudável e a pirâmide alimentar. Além disso, os alunos passaram a chamar de “Sr. Ossudo” o esqueleto humano utilizado para desenvolver a aprendizagem sobre as partes internas do corpo como: coração, pulmões, intestino e cérebro.

A turma dialogou sobre características e necessidades vitais dos seres humanos e atividades físicas, com algumas constatações, como: “Hum! Se eu não comer direito vou ficar cansado, dai não vai dar pra brincar na praça!”, “...meu cérebro não vai aprender nada!”.

A turma misturou gelatinas e fez tintas coloridas, além disso, brincou e percebeu texturas, espessuras, formas, aromas, cores e tamanhos de verduras, legumes e frutas. Para finalizar a atividade deliciou-se com um espetinho de frutas. Segundo a educadora Alexsandra Souza da Rosa, na Educação Infantil a aprendizagem acontece de forma natural, espontânea e progressiva, a partir do conhecimento prévio que gera desenvolvimento.