No mês de junho, a professora de música Bhia Tabert Gomes participou de um curso de formação para educadores musicais. O evento trouxe a Porto Alegre o músico brincante e inventor de mirabolâncias, Estevão Marques, do Grupo Triii, de São Paulo/SP.
“O curso nos propiciou uma série de ferramentas e repertório para o trabalho cotidiano em sala de aula. Instigou-nos a ter mais ideias e buscar mais conhecimentos através da cultura popular. Com certeza quem mais ganha com isso é o aluno lassalista, que entrará em contato com músicas e brincadeiras diferentes. E é claro que aprender brincando é muito melhor!”, são palavras da educadora musical Bhia Tabert.
Com o auxílio de instrumentos musicais inusitados como copos, pvc, garrafas pet, colheres, percussão corporal, bastões e latinhas, o músico transformou jogos em dança e música. O encontro contou com um repertório recheado de dinâmicas e histórias e versou de canções da infância a brincadeiras atuais.
O curso contou com a participação de educadores de diversos municípios gaúchos, inclusive de outros estados. O evento foi organizado pela produtora Primeiro Tom Educação Musical, de Caxias do Sul/RS, em parceria com a professora Marília Mentz e o Colégio La Salle São João.
CURRÍCULO DO MÚSICO
Formado em música na Faculdade Santa Marcelina (SP), é professor no The San Francisco Orff Course, nos Estados Unidos. Tocou com Chico César, Antonio Nóbrega e o grupo Barbatuques.
Seu currículo soma oficinas ministradas em diversos países como Turquia, Colômbia, Argentina, Uruguai, Espanha, Tailândia, Espanha, Itália e nos Estados Unidos. É autor de "Historias que cantam" e “Colherim” e coautor de “Brincadeiras e brincadeirinhas musicais”.
É, também, diretor musical do CD/livro Muitas coisas, poucas palavras, de Francisco Marques.